Coleções e Acervos Históricos CPT_Sesc 

22/09/2021

Compartilhe:

Caracterizado pela efemeridade, o teatro acontece em determinado tempo e espaço; embora um espetáculo possa ser reencenado, não é possível almejar uma reconstituição que volte a tornar presente uma apresentação anterior. Desse modo, para que públicos e pesquisadores se aproximem parcialmente do seu formato original, é necessário recorrer a documentos de diversos tipos: indícios materiais do fazer teatral (figurinos, adereços e objetos de cena), elementos ligados à comunicação e divulgação de peças (cartazes, programas e folhetos), documentação fotográfica e audiovisual, anotações e esboços feitos pelos diversos profissionais do palco, bem como a fortuna crítica gerada por jornais, revistas, livros e pesquisas sobre as práticas. Esses bens materiais, desde que contextualizados, permitem o acesso e a fruição das gerações futuras em relação às características do espetáculo teatral.  

Tais especificidades referem-se a qualquer ação teatral, solicitando o amadurecimento de expedientes que impeçam que essas memórias se percam. O assunto ganha mais importância na medida em que se considera uma das frentes de trabalho mais relevantes e longevas no âmbito cênico: o Centro de Pesquisa Teatral do Sesc.  

O Centro de Pesquisa Teatral foi criado em 1982 como laboratório permanente de criação e formação teatral. Foi coordenado por Antunes Filho durante 37 anos, até seu falecimento em maio de 2019. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento da crítica e de seus pares, no Brasil e em outras partes do mundo, como referência no fazer teatral.

A fim de dar prosseguimento ao trabalho do CPT, foram estabelecidos em 2020 alguns eixos temáticos, dentre os quais o vetor “Memória, Acervo e Pesquisa” representa de modo explícito o zelo com esse legado cultural. É nesse contexto que surgem as Coleções e Acervos Históricos CPT_Sesc, iniciativa que consiste na preservação das memórias de espetáculos do CPT e em sua difusão pelo Sesc Digital, plataforma de conteúdos do Sesc, e por meio de debates e ações formativas online. Os seguintes espetáculos foram abordados e encontram-se disponíveis na plataforma: A Pedra do Reino, A Hora e Vez de Augusto Matraga, Xica da Silva, Fragmentos Troianos, Medéia, Medéia 2, Antígona, Gilgamesh, Foi Carmen, Vereda da Salvação, Toda Nudez Será Castigada, Trono de Sangue, Nossa Cidade, Macunaíma, Senhora dos Afogados, A Falecida Vapt-Vupt, Lamartine Babo, Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse, Nova Velha História, Blanche, Drácula e Outros Vampiros, Romeu e Julieta, Marguerite, mon Amour, O Canto de Gregório e Policarpo Quaresma.

O material integra o acervo do Sesc Memórias, programa que atua na coleta, higienização, organização, guarda e disponibilização da documentação produzida pela instituição, tendo como um de seus propósitos preservar e difundir suas Memórias.    

A integração do acervo de indumentária do CPT (figurinos, acessórios, objetos cênicos) ao acervo do Sesc Memórias exigiu atenção para aspectos como: manutenção dos sentidos de uso dos trajes e peças; preservação de seu histórico, incluindo pormenores ligados à criação, idealização e manufatura, como também eventuais mudanças ocorridas ao longo do tempo, incluindo reutilizações em outras encenações. Para os reparos e restauros, foi necessário recompor os figurinos dentro do contexto de seus espetáculos, ação para a qual a consulta à documentação audiovisual e fotográfica produzida e acumulada pelo grupo, bem como à memória dos membros do CPT, foi fundamental.  

Diferentemente dos trajes produzidos em série, o figurino teatral apresenta determinadas características, como produção artesanal e fragilidade dos materiais, exigindo um conjunto de medidas específicas para retardar a sua deterioração. A gestão do acervo de indumentária do CPT implica no estabelecimento de metodologias e rotinas de trabalho que abarque ações como a pesquisa, inventário das peças, higienização, conservação preventiva, acondicionamento e guarda adequados, além de garantia do acesso por parte de pesquisadores, artistas e demais envolvidos.

As etapas de higienização e medidas de conservação preventiva foram feitas pela figurinista Rosângela Ribeiro, que fez parte do CPT por muitos anos; as fotos com os figurinos restaurados e montados, feitas por Bob Sousa, servem de linha condutora de cada Coleção e, articuladas a outros documentos, trazem à luz aspectos que ficam por vezes ocultos do público. 

O trabalho de composição das 24 coleções digitais foi encerrado em 2024. Elas estão disponíveis nos links abaixo:

A Pedra do Reino  

(Foto: Adalberto de Lima)

Acesse aqui.


A Hora e Vez de Augusto Matraga 

(Foto: Célia Thomé de Souza)

Acesse aqui. 


Xica da Silva 

(Foto: Paquito)

Acesse aqui. 


Fragmentos Troianos 

(Foto: Nilton Silva)

Acesse aqui.


Medéia e Medéia 2 

(Foto: Paquito)

Acesse aqui. 


Antígona 

(Foto: Nilton Silva)

Acesse aqui. 


Gilgamesh

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.  


Foi Carmen 

(Foto: Bob Souza)

Acesse aqui.


Vereda da Salvação

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.


Toda Nudez Será Castigada

(Foto: Ed Figueiredo)

Acesse aqui.


Trono de Sangue

(Foto: Bob Sousa)

Acesse aqui.


Nossa Cidade

(Foto: Ed Figueiredo)

Acesse aqui.


Macunaíma

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.


Senhora dos Afogados

(Foto: Adalberto Lima)

Acesse aqui.


A Falecida Vapt-Vupt

(Foto: Bob Souza)

Acesse aqui.


Lamartine Babo

(Foto: Adalberto Lima)

Acesse aqui.


Eu estava em minha casa e esperava que a chuva chegasse

(Foto: Matheus José Maria)

Acesse aqui.


Nova Velha Estória

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.


Blanche

(recorte da capa do programa do espetáculo)

Acesse aqui.


Drácula e Outros Vampiros

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.


Romeu e Julieta

(Foto: Paquito)

Acesse aqui.


Marguerite, mon Amour – Recital.Duras

(Foto: Bob Souza)

Acesse aqui.


O Canto de Gregório

(Foto: Bob Souza)

Acesse aqui.


Policarpo Quaresma

(Foto: Adalberto Lima)

Acesse aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.