Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

A quarta peça do Puzzle de Felipe Hirsch

Cena da peça Puzzle (d). Foto: Adauto Perin
Cena da peça Puzzle (d). Foto: Adauto Perin

Puzzle (d), a quarta parte da peça criada para a Feira de Frankfurt e para o Festival Ibero-Americano de Artes Cênica - Mirada em 2014, chega ao Sesc Vila Mariana, com direção de Felipe Hirsch

O convite da Feira do Livro de Frankfurt foi o incentivo que faltava para Felipe Hirsch realizar um antigo desejo: levar para o palco a obra de escritores brasileiros contemporâneos. Apresentado na programação paralela do evento, que homenageou o Brasil na última edição, Puzzle foi desenvolvido a partir de 15 textos assinados por nomes como Amilcar Bettega Barbosa, André Sant’Anna, Bernardo Carvalho, Jorge Mautner, Juliana Frank, Juliano Garcia Pessanha, Paulo Leminski, Rodrigo Lacerda e Veronica Stigger. A co-produção da Funarte e do Sesc São Paulo iniciou as primeiras apresentações em São Paulo em novembro de 2013, no Sesc Pinheiros.

"O espetáculo busca a sensação de uma apresentação literária e social deste país", analisa Felipe, que ressalta Puzzle como seu trabalho mais político, ao colocar em cena questões como a violência, o consumo desenfreado e até os recentes protestos de rua. O título vem do conto de Amilcar Bettega Barbosa e serve para definir a estrutura da montagem, originalmente dividida em três partes, mas acrescida agora de uma parte (d), criada à convite do Sesc, especialmente para o Festival Ibero-Americano de Artes Cênica - Mirada, em 2014.

"É o meu projeto mais experimental e coletivo. É uma reunião de um grupo de artistas incríveis para a criação e realização dessa obra", ressalta o diretor, fazendo referência aos artistas e equipe. O elenco da parte (d) é formado por Georgette Fadel, Luiz Paetow, Magali Biff, Guilherme Weber, Luna Martinelli e pelo ator argentino Javier Drolas.


Ainda na fase de criação da quarta parte, Hirsch e os atores fizeram toda a criação do espetáculo, o desenvolvimento do texto, os ensaios, os erros e as alterações na frente do público no Projeto Incubadora do É Logo Ali, ocupação de um casarão nas imediações do Sesc Ipiranga, em 2014.

O diretor completa: "Puzzle fala sobre o extermínio da delicadeza. Também reafirma a complexidade de nosso país, tão intraduzível, tão isolado, tão anestesiado, tão agredido e tão agressor. Na área mais delicada das peças, ouvimos um relato quase abstrato sobre a amizade e os encontros, organizado a partir de fotos, palavras, que a princípio ancoram a imaginação da audiência e que, a seguir, largam sua mão no vazio das peças que faltam".

A novidade desta temporada é que haverá uma participação especial por dia:

Dia 13/02 - Cida Moreira
Dia 14/02 - Letuce - Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos
Dia 15/02 - André Sant'Anna
Dia 20/02 - Laerte (Participação cancelada. Convidado a definir)
Dia 21/02 - Rodrigo Barros
Dia 22/02 - Rodrigo Bolzan
Dia 27/02 - M. Takara
Dia 28/02 - Flavio Colker
Dia 01/03 - Otto
Dia 06/03 - Veronica Stigger
Dia 07/03 - Carlito Carvalhosa
Dia 08/03 - Dias & Riedweg


o que: Puzzle (d)

quando

13/2 a 8/3. Sextas e sábados, às 21h, domingos às 18h.

onde:

Sesc Vila Mariana | Rua Pelotas, 141 ! (11)5080-3000


ingressos

Consulte os valores aqui.