Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Qual a sua próxima aventura?

Rafting em Brotas. Foto: Rubens Chiri
Rafting em Brotas. Foto: Rubens Chiri

Já imaginou descer corredereiras em um bote inflável ou voar numa tirolesa a mais de 250 metros do chão? Tem curiosidade para explorar a escuridão de cavernas ou mergulhar em lagoas cristalinas? Sente vontade de caminhar em uma região de mata ou escalar até o cume de uma montanha para admirar o horizonte livre? Estas experiências proporcionam um contato direto com a natureza e podem despertar sentimentos de liberdade, superação e respeito. 

Ao encontrar a coragem para encarar este desafio você descobre que estas atividades podem ser realizadas por qualquer pessoa, e não só por esportistas radicais, desde que os limites individuais sejam respeitados e os cuidados essenciais com a segurança sejam observados. 

O turismo de aventura é um segmento do ecoturismo. Apesar de muitas vezes envolver o contato direto com a natureza, sua definição básica compreende os movimentos turísticos decorrentes da aventura, em caráter recreativo e não competitivo. São atividades que envolvem o risco controlado e minimizado, principalmente, pelo uso da tecnologia e normas rígidas de segurança.

Um estudo recente do U.S. News & World Report dá ao Brasil o título de melhor país do mundo para o turismo de aventura. A beleza cênica, o clima agradável, a natureza exuberante e a diversidade de cenários colocou o Brasil à frente de outros 60 locais avaliados, como Itália (2º lugar), Espanha (3º), Tailândia (4º) e Nova Zelândia (5º).

As características do turismo de aventura, os cuidados necessários, o perfil dos praticantes e uma reflexão sobre os impactos nas localidades visitadas, conduziram um bate-papo da EOnline com o professor Ricardo Ricci Uvinha,do curso de Turismo e Lazer da EACH-USP. A conversa foi gravada no Sesc Itaquera, durante a atividade preparatória para uma excursão à Brotas, parte da programação de Turismo Social da unidade.

 

 

Este vídeo faz parte da série Outras Viagens, que traz o universo do turismo na palavra de especialistas, artistas, viajantes, moradores locais, guias, blogueiros, entre outros protagonistas. São pequenos depoimentos e entrevistas sobre temas diversos que se relacionam de alguma forma com o ato de viajar. Literatura, cinema, fotografia, música, tecnologia, relatos de viagens, estudos e pesquisas, gastronomia regional, aventura e muita cultura para viajar sem precisar sair do lugar.

Embarque nessas outras viagens se inscrevendo nesse canal do Youtube.

Escolha seu roteiro, aperte o play e boa viagem!