por Yuri de Francco
Histórias refletem e contribuem para a construção de pensamento e identidade de uma sociedade como um todo. Nelas cabem gerações diversas e pensamentos infinitos. Nas histórias a gente se reconhece, se questiona e enxerga o mundo por uma outra ótica por vezes muito diferente da nossa.
Nesse projeto nos propusemos a pensar que uma história é como um fruto que brota. Brota de onde? De uma árvore frutífera, ué! E o que a sustenta? Suas raízes.
Nessa analogia a história é um fruto que percorre todo um caminho de árvore até chegar a ser o que é: um livro. Passa por ser ideia de um ou mais autores, passa por editores, por gráficas, muitas cabeças, nasce em torno de uma fogueira ou ao pé do ouvido até chegar aos leitores, ouvintes e curiosos. O que a sustenta é constituído também por um caminhar de quem veio antes, quem abriu caminhos, quem arou a terra. Autoras e autores de gerações diversas se entrelaçam pelas raízes das histórias, esse laço invisível, mas latente, que une épocas, temáticas, estudos e pensamentos. E assim se segue, num movimento cíclico.
Aqui fazemos um recorte de 10 autores desse tempo de agora. Passeamos por regiões diversas do nosso Brasil, por diferentes temáticas, estéticas e formas de se fazer literatura. Estão todas e todos na mesma árvore, uma árvore de raiz forte e de frutos diversificados com a cara do nosso país, da nossa cultura e da nossa sociedade.
São elas e eles: Kiusam de Oliveira, Yaguarê Yamã, Sonia Rosa, Marco Haurelio, Penélope Martins, Guilherme Karsten, Eva Furnari, Daniel Munduruku, Rosinha e Odilon Moraes.
Autoras e autores que também habitam uma biblioteca itinerante, um caminhão que, assim como esse movimento descrito da construção das histórias, vive em movimento levando livros e narrativas diversas para caminhar.
O BiblioSesc recebe essa arte que é, acima de tudo, um convite a conhecer esses artistas da literatura e, também, uma homenagem a quem tanto contribui para a nossa literatura nos tempos de hoje e aos que contribuíram em outros tempos que dialogam com futuras escritoras e escritores e, também, leitoras e leitores que perpassam essa biblioteca e a unidade do Sesc São Caetano.
Ilustrações: Amma
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.