Uma volta às origens do Animerp

15/06/2023

Compartilhe:

Em 2023, mais de 11 mil pessoas – algumas fãs de carteirinha, outras visitantes de primeira viagem – passaram pelo Animerp Origens, no Sesc Rio Preto. Aqui, milhares de jovens descobriram que a busca por um espaço acolhedor não precisa ser a missão de um Jedi solitário.

O Animerp deste ano fez um retorno à ideia original do evento, com uma forte presença das culturas coreana, chinesa e japonesa na programação. De oficinas que ambientam a realidade das nossas periferias em cenários de animes, a shows tradicionais de tambores com experimentação do público, a unidade foi transformada para esses três dias com uma ambientação completa.

Esta também foi uma oportunidade de ficar pertinho dos artistas que a gente ama. Imagina ouvir ao vivo a voz da Vovó Juju e do Irmão do Jorel ou cozinhar com a nossa querida Batchan Cecília

Manifestações culturais que vão além da arte contemplativa: linguagens como a culinária e os fazeres manuais também nos aproximam de outras vivências. No Animerp conhecemos receitas como o mooncake, o oniguiri e o udon vegetariano, oficinas que destacaram o afeto que existe no conhecimento compartilhado entre as gerações.

Games e outras atividades interativas não poderiam faltar em um evento geek. Vivemos diversas aventuras por aqui: batalhas de cotonetes, lutas com espadas e resolvemos um mistério em uma vila enevoada repleta de fantasmas.

A cultura geek desperta o sentimento de pertencimento nos jovens – e nos padawans que vivem dentro de cada um de nós. Por isso, a apresentação musical das aberturas de animes fez do Anime in Concert um sucesso absoluto. Também fizemos flashmobs da Wandinha e tivemos batalhas de dança intensas. Algum bardo na casa para registrar esses feitos heróicos?

No Animerp, todo mundo pode ser destaque. O cosplay é exatamente isso: se transformar nos personagens mais corajosos, um dia para ser quem quiser.

Voltar às origens significa destacar o que temos de mais importante. No caso do Animerp é a proximidade com o público, a construção da programação do evento com a colaboração dos jovens da unidade, a amplitude de frequentadores, e a valorização da cultura geek. Tudo isso faz do Animerp uma ocasião para que os jovens reconheçam no Sesc um espaço para expressão livre das suas personalidades.

O Animerp é especial porque o público o fez assim.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.