Ed. 85 – Editorial: Envelhecimento e educação

16/01/2024

Compartilhe:

Ilustração de Rômolo D’Hipólito

O envelhecimento da população brasileira ao longo das últimas décadas caminhou juntamente com programas educacionais diretamente conectados com a temática. Alguns voltados para as pessoas idosas, como o Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc
e as universidades abertas da terceira idade, presentes em várias instituições e orientados pela proposta da aprendizagem ao longo da vida. Outros direcionados aos profissionais interessados no tema e com a responsabilidade de pensar a velhice como um período da existência humana, com desafios e conquistas próprios.

No momento atual de crescimento da população com mais de 60 anos, a educação sobre o envelhecimento e para quem envelhece ganha força como fonte de bem-estar, informações, conhecimentos e ressignificação da velhice. Educar é primordial no combate ao preconceito, tornando-se o caminho necessário para que todas as gerações possam conviver e usufruir do contato mútuo.

Os programas educacionais para as pessoas idosas surgiram inicialmente na Europa e América do Norte. Chegaram ao Brasil por meio das ações do programa Trabalho Social com Idosos (TSI), que completa 60 anos em 2023. Naquela época, o aumento da expectativa de vida populacional ainda não era visto como uma questão, mas já estava presente no olhar de técnicos do Sesc. A ação da instituição para as pessoas que envelhecem é marcada desde o início pelo pioneirismo e pelo diálogo com o público e o momento atual.

Como um fenômeno de ordem social, o envelhecer requer um olhar desde uma perspectiva multidisciplinar para incluir todas as velhices. Considerada uma ciência jovem, que completa 120 anos em 2023, a gerontologia surgiu com esse objetivo. No Brasil, juntamente com a geriatria, hoje representadas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), são responsáveis por desenvolver estudos sobre o envelhecimento e transformar essas informações em cursos de formação e atualização para profissionais das mais diversas áreas.

Baixe a edição 85 completa da revista Mais 60 aqui.

Clique aqui para ver edições anteriores da Revista Mais 60.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.