Qualidade para a cultura: Gestão da qualidade pelas lentes da Gestão Cultural

21/12/2023

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Resumo
Neste artigo, discute-se a importância das normas, acreditações setoriais e adoção de sistemas de gestão da qualidade (SGQ) para o desenvolvimento e profissionalização da gestão de organizações culturais. O artigo tem como objetivo mostrar como o setor cultural, sobretudo as áreas de museus e bibliotecas, já é bastante familiarizado com normas e vem demonstrando um crescente interesse por certificações de qualidade, embora esta não seja a única abordagem possível para organizações e gestores/as culturais que desejam melhorar sua atuação e resultados em um mundo cada vez mais complexo, desafiador e diverso. O estudo apresenta organizações culturais certificadas a partir de normas da Organização Internacional de Padronização – ISO (com destaque para a ISO 9001), mas demonstra que a gestão da qualidade não se restringe à obtenção de certificações, sugerindo a adoção de ações práticas baseadas nos princípios universais da qualidade em organizações como um caminho possível.

Palavras-chave: Gestão Cultural. Gestão da Qualidade. Normas. Acreditações. ISO 9001.

Abstract
organizations certified for using ISO standards (highlighting ISO 9001)
but demonstrates that quality management is not restricted to obtaining
certifications, suggesting the adoption of practical actions based on universal
principles of quality in organizations as a possible path.

Keywords: Cultural Management. Quality Management. Standards. Accreditations.
ISO 9001.

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