Canetas de Ouro – projeto reverencia o legado das Alas de Compositores de escolas de sambas paulistanas

23/02/2024

Compartilhe:

foto: Bruna Damasceno

Com curadoria do sambista e sociólogo Tadeu Kaçula, o projeto tem como objetivo a promoção da diversidade musical e a valorização da produção criativa desses profissionais das letras, e se organiza em forma de convite de uma ala de compositores tradicional à outra ala para a criação de uma roda de samba afetiva e compartilhada, de respeito e prestígio à tradição e legado do samba paulistano. 

No primeiro encontro em 24/02, Unidos do Peruche convida Camisa Verde e Branco 

Os encontros acontecem uma vez a cada mês até maio, às 16h, na Arena do Sesc Casa Verde e o projeto conta com outras três apresentações:  

Mocidade Alegre convida Unidos da Vila Maria no dia 30 de março 

Acadêmicos do Tucuruvi convida X9 Paulistana no dia 27 de abril 

Poetas da Brasilândia convida Vai-Vai no dia 19 de maio  

Fundada em 1956 por personalidades emblemáticas da Casa Verde, como João Cândido e Seu Carlão, a Unidos do Peruche é uma das alas de compositores mais antigas entre as escolas tradicionais e contou com compositores e intérpretes renomados, como Geraldo Filme e Jamelão. A Camisa Verde e Branco, escola mais antiga participante do projeto, com sede na Barra Funda, região central de São Paulo, possui a ala de compositores considerada uma das mais importantes e criativas do Carnaval paulistano.  

As alas de compositores da Rosas de Ouro, conhecida como Poetas da Brasilândia, e da Mocidade Alegre, atual bicampeã do Carnaval de São Paulo, trazem os traços melódicos dos bairros da Brasilândia e do Limão na manutenção da tradição e do legado de compositores como Zeca da Casa Verde e Royce do Cavaco. A tradição da ala de compositores da Unidos de Vila Maria se expressa por sua trajetória vitoriosa, com compositores importantes como Talismã. Vai-Vai, importante escola de samba do Bixiga, região central da cidade, chega aos 94 anos de existência, sendo a maior campeã do Carnaval paulistano. X9 Paulistana e Acadêmicos do Tucuruvi somam na pavimentação do legado do samba paulistano através da criatividade e inovações características de suas identidades.    

Canetas de Ouro: Unidos do Peruche convida Camisa Verde e Branco  

24/2. Sábado, 16h  

Local: Arena  

Grátis  

Canetas de Ouro: Mocidade Alegre convida Unidos da Vila Maria  

30/3. Sábado, 16h  

Local: Arena  

Grátis  

Canetas de Ouro: Acadêmicos do Tucuruvi convida X9 Paulistana  

27/4. Sábado, 16h  

Local: Arena  

Grátis  

Canetas de Ouro: Poetas da Brasilândia convida Vai-Vai  

19/5. Domingo, 16h  

Local: Arena  

Grátis 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.