Circuito Vera Verão no Sesc Pompeia

28/03/2024

Compartilhe:

Em abril, o Coletivo AMEM e a House of Zion trazem para o Sesc Pompeia atividades que integram o Circuito Vera Verão, um evento cultural itinerante que celebra a memória da arte negra, diversidade de gênero, identidades trans e direitos da população LGBTQIAPN+ através da Cultura Ballroom. Essas atividades encerram a série de eventos da “Ball Vera Verão”, encontro anual que, em 2024, tem como tema “Vera Verso”, inspirado em tecnologias, cosmologias e mundos imaginados que acontece no dia 30 de Março em São Paulo.

Com oficinas, bate-papos e apresentações artísticas inspiradas no legado da personagem Vera Verão, do artista Jorge Lafond, a programação oferece uma oportunidade única para troca de saberes e promoção de diálogos que visam fortalecer os laços entre diferentes comunidades. O evento busca incentivar a troca entre jovens e lideranças da comunidade Ballroom, contribuindo para a elaboração de reflexões positivas sobre as experiências de dissidências de gênero, negritudes e estratégias de cuidados comunitários.

A programação visa transcender fronteiras culturais, fomentando um intercâmbio enriquecedor que proporciona novas perspectivas sobre ativismo, expressão artística e a interseção da Ballroom em diferentes territórios. Ao criar pontes, o circuito busca promover a inclusão e alimentar o diálogo sobre importantes temas no contexto contemporâneo, como direitos humanos, saúde coletiva e juventudes, abrindo portas para discussões que transcendam as fronteiras culturais e fomentem a construção de uma sociedade mais solidária, afetiva e consciente.

Foto: WikiCommons / Jorge Lafond (Vera Verão)

Confira a programação:

Painel Vera Verão e as memória negras LGBTQIAPN+ na arte
Com Aretha Sadick, Úrsula Zion, Juani Maniva e Flip Couto
5/4, sexta, às 18h
Galpão – Grátis – Livre

Aula Aberta – Elementos do Vogue
Com Zaila
5/4, sexta, às 19h
Galpão – Grátis – Livre

Painel existências Trans na comunidade Ballroom
Com Pioneer Akira 007, Cushe Lauren, Jessy Zion e Flavys Guimarães
6/4, sábado, às 15h
Galpão – Grátis – Livre

Jam de Vogue
Com House of Zion
6/4, sábado, às 17h
Galpão – Ingressos a partir de R$12 – 16 anos

Foto: Cintia / @fervoballroom / Vera Verão 2023

Sobre a Ball Vera Verão

Celebrando a personagem Vera Verão do artista Jorge Lafond e a memória negra LGBTQIAPN+ nas artes, a programação idealizada pelo Coletivo AMEM em parceria com House of Zion teve sua primeira edição em 2017 e, atualmente, se afirma como uma das maiores Balls Mainstream da América Latina, reunindo a Comunidade Ballroom de diferentes cidades para uma série de eventos que visam promover a celebração, encontros comunitários, fortalecimento de lideranças e trocas artísticas.

O evento foi realizado em diferentes locais de São Paulo: Clube Aloka (2017); Aparelha Luzia (2018); Centro Cultural Rio Verde (2019), Quadra Acadêmicos da Casa Verde (2020), Casa Natura Musical (2022) e Club Zig (2023).


O que é Ballroom?

A história da Cultura Ballroom remete às drag balls (bailes drags) que aconteciam desde o início do século XIX (1842-1869). Com o Harlem Renaissance, bailes de máscaras aconteciam com frequência em locais como o Palácio Rockland e o Savoy Ballroom, com milhares de pessoas assistindo e prêmios concedidos para os melhores trajes.

Mas a comunidade ballroom vai surgir, com a estrutura que conhecemos hoje, no final da década de 1960-1970. Um marco desse momento pode ser visto no documentário The Queen (1968), em que Crystal LaBeija, pessoa preta, não aceita ter perdido o concurso de beleza de drag queens para pessoas brancas e resolve se manifestar. Ela criou então a House of LaBeija, primeira com esse formato, inaugurando esse espaço tão fundamental que são as houses. Esse processo aconteceu nas periferias de Nova York, e as houses se tornaram potentes ferramentas de engajamento comunitário, promovendo entretenimento, empoderamento, acolhimento e exaltação de pessoas negras, latinas, LGBTQIAPN+ e soropositivas.

O que é uma Ball?

As Balls (bailes) sempre foram esse espaço de apoio, acolhimento e proteção, nos quais várias performances são realizadas em formato de batalhas, com categorias dançadas e categorias comportamentais. Mas são, acima de tudo, o lugar em que pessoas marginalizadas recebem afeto, aplausos e reconhecimento por serem quem são. Onde seus corpos, que sempre foram alvo de violências ao redor do mundo, podem se expressar livremente.

As Balls são o grande momento em que a comunidade Ballroom se encontra para homenagear membros, realizar apresentações e concursos divididos em diferentes categorias, incluindo a dança/performance “Vogue”, elemento de grande visibilidade que atraiu olhares de diversos lugares para essa cultura revolucionária.

Sobre a House of Zion

House da cena mainstream fundada em 2007 pelo Icon Pony Zion em NYC, a Iconic House of Zion é um coletivo formado por pessoas negras, LGBTQIAPN+, latinas, periféricas, e que utiliza mecanismos da Comunidade Ballroom para abordar discussões sobre gênero, sexualidade, racialidade, prevenção e cuidado a pessoas que vivem com HIV/AIDS.

Fundada no Brasil em 2016, a House of Zion Brasil realiza ações afirmativas através de Balls, performances, ações sociais e culturais. Entre Brasília, São Paulo, Manaus e outras cidades, a house realiza ações como Jam de Vogue, Vogue For Blood e a Ball Vera Verão.

Sobre o Coletivo AMEM

Criado em 2016, o coletivo é formado por artistas, produtores e ativistas afro LGBTQIAPN+, e tem como principal ação a FESTA AMEM, um espaço de circulação de artistas independentes, acolhimento e de transmissão de conhecimentos através da vida noturna.

Outras realizações do coletivo que se destacam são as Balls anuais Vera Verão, Kiki Ball Afrodiaspórica e Pajuball, além de eventos como Parada Preta, Samba da AMEM e Batalha de Manas.

Comprometido em promover os direitos humanos e exaltar vhidas pretas periféricas LGBTQIAPN+, o coletivo vem levantando importantes pautas que acendem debates sobre raça, classe, gênero, sexualidade, saúde da população preta, HIV e estigma.



Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.