35º Bienal de São Paulo – Itinerância Campinas

08/05/2024

Compartilhe:

O Sesc Campinas recebe itinerância da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível. A abertura da mostra, que é um recorte da Bienal, acontece na quinta-feira (6/6), às 19h30, aberta ao público. A visitação começa no dia seguinte, dia 7/6.

A itinerância permanece aberta no Galpão do Sesc Campinas de 07/6 a 08/9, terça a sexta, das 09h às 21h30. Aos finais de semana e feriados, das 10h às 18h. A exposição possibilita o contato com obras de 13 artistas participantes: Aline Mota, Aurora Cursino dos Santos, Januário Jano, Kamal Aljafari, Luana Vitra, Luiz de Abreu, MAHKU, Marilyn Boror Bor, Manuel Chavajay, Maya Deren, Quilombo Cafundó, Ubirajara Ferreira Braga e Zumví Arquivo Afro Fotográfico. 

A visitação em grupo é oferecida durante todo o período de exibição. Interessados devem se inscrever no formulário disponível.

Itinerância 

A 35ª Bienal de São Paulo – Coreografias do Impossível explora as complexidades e urgências do mundo contemporâneo ao abordar transformações sociais, políticas e culturais. Com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição busca tensionar os espaços entre o possível e o impossível, o visível e o invisível, o real e o imaginário, dando voz a diversas questões e perspectivas de maneira poética.  

Quer saber mais sobra as obras da Itinerância Campinas? Acesse aqui!

Para os curadores, era crucial que a exposição alcançasse outras cidades além de São Paulo, pois, segundo eles, “os debates propostos pela 35ª Bienal atravessam inúmeros territórios de todo o mundo; assim, que as coreografias do impossível não estejam restritas ao Pavilhão da Bienal é de extrema importância para o trabalho realizado”. Para Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, “levar as coreografias do impossível para mais cidades e com um parceiro tão importante quanto o Sesc é de extrema importância para o fortalecimento das instituições culturais do Brasil. A troca de experiências entre públicos e instituições é uma das grandes riquezas das itinerâncias da Bienal de São Paulo”. 

“Por meio dessa mostra, o Sesc e a Fundação Bienal reiteram sua parceria, mutuamente comprometida com o fomento de vivências significativas a partir da fruição das artes visuais contemporâneas, para variados públicos. Dando sequência a uma iniciativa de mais de uma década, o presente recorte da exposição possibilita mais uma vez que módulos itinerantes circulem por unidades do Sesc no interior paulista”, afirma Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.  

SERVIÇO 

35ª Bienal de São Paulo | Itinerância Sesc Campinas | Coreografias do Impossível 
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel 
Abertura: 06/6 às 19h30 (aberta ao público) 
Visitação: 07/6 a 08/9. Terça a sexta, das 09h às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. 
Galpão do Sesc Campinas 
Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas 
Entrada gratuita 

Visitas com equipe de educação da Bienal  
06/6. Quinta. 20h30.
07/6. Sexta. 10h às 12h e 15h às 17h. 
Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.