O corpo tece - foto: acervo Alexandre Heberte
O corpo tece - foto: acervo Alexandre Heberte

O corpo tece: das tramas ancestrais às tramas contemporâneas

Com Alexandre Heberte

Avenida Paulista

Duração: 120 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4º andar)

Vagas limitadas. Retirada de ingressos 30 minutos antes, no local.

Data e horário

De 23/07 a 26/07

Terça a Sexta

Das 19h30 às 21h30

O corpo tece - foto: acervo Alexandre Heberte
O corpo tece - foto: acervo Alexandre Heberte

Conjunto de oficinas que, a partir de quatro temáticas diferentes, mostram a diversidade de recortes da arte têxtil na América Latina.

Cronograma da atividade:
23/Julho – Trama Coletiva de Mesa: prática coletiva de criação de trama que utiliza um tampo de mesa como tear de grandes medidas.
24/Julho – Renda Cariri no Tear de Papelão: atividade de introdução à renda cariri, técnica de produção têxtil que se baseia em nós para criar uma trama.
25/Julho – História da Tecelagem na América Latina: palestra sobre as tramas dos povos pré-colombianos e originários do Brasil e o legado de suas tecituras nos dias de hoje.
26/Julho – Tecido Humano e Fala do Corpo-tecelão: os participantes são convidados a tecerem juntos, como se fossem o próprio tear. Depois, Alexandre compartilha sua pesquisa dos últimos anos com fios e linhas e apresenta on texto da sua dissertação de mestrado.

Alexandre Heberte é artista, professor e tecelão-performer. Trabalha sobre registros e memórias do Juazeiro do Norte e técnicas de tecelagem manual na construção objetos texteis. Sua apropriação e conhecimento permite a construção, desconstrução e reinvenção da matéria textil.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.