(foto: Thomaz Pedro)
(foto: Thomaz Pedro)

Coleção de livros Kalapalo, roda de conversa e contação de história 

Com Ugise Kalapalo, Tafukuma Kalapalo, Antonio Guerreiro (Unicamp) e Veronica Monachini de Carvalho (Unicamp)

Campinas

Duração: 180 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço Arena

Atividade aberta, sem retirada de ingressos

Data e horário

De 06/07 a 06/07

06/07 • Sábado • 15h00
(foto: Thomaz Pedro)
(foto: Thomaz Pedro)

Lançamento de uma coleção de livros realizados por parceria entre pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e o povo Kalapalo, um povo falante de karib, que habita a região do Alto Xingu, no Território Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual de Campinas, foram publicados livros de histórias e de apoio didático para as escolas da etnia Kalapalo. Nesse evento apresentaremos os livros, e numa roda de conversa, compartilharemos um pouco sobre educação indígena e sobre o processo coletivo de produção dos materiais, desde o registro de histórias com os anciões, desenhos realizados coletivamente pelos indígenas em oficinas na aldeia kalapalo aos desafios de diagramação, editoração e publicação.

Ao final faremos uma contação de histórias com o cacique Tafukumã Kalapalo, traduzida simultaneamente por Ugise Kalapalo, estudante de mestrado em Antropologia Social pela Unicamp.

Antonio Guerreiro é professor do Departamento de Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem realizado atividades de pesquisa, documentação cultural e projetos de extensão com os Kalapalo, um povo de língua karib do Alto Xingu, desde 2005, trabalhando com temas como política, artes verbais, memória e territorialidade. É autor do livro Ancestrais e suas sombras (Editora da Unicamp, 2015), um dos vencedores da 58ª edição do Prêmio Jabuti (2016).

Ugise Kalapalo é indígena da etnia Kalapalo, formado em Educação Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Goiânia. É professor da Escola Estadual Indígena Aiha, a escola de sua aldeia, onde também já atuou como Diretor Pedagógico. Realiza pesquisas sobre a educação indígena e a formação da pessoa Kalapalo e atualmente cursa mestrado em antropologia social pela Unicamp.

Tafukuma Kalapalo é o cacique da aldeia Kalapalo. Um grande chefe e ancião, que possui diversos conhecimentos sobre a história do seu povo, sua mitologia, cantos, xamanismo e saberes ancestrais. É mestre nas artes verbais e visuais e já participou de diversas oficinas em que pode compartilhar seus conhecimentos.

Veronica Monachini de Carvalho é Antropóloga e Pedagoga, formada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela mesma universidade. Realiza projetos e pesquisas na área de Etnologia Indígena, Antropologia da criança, Educação Indígena, Modos de Ensino e Aprendizagem e Arte Ameríndia.

 

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.