Foto: Rogério Alves
Foto: Rogério Alves

A Flor do Mamulengo

com Mamulengo Água de Cacimba

Brincantes

Consolação

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência - Térreo

Data e horário

De 07/07 a 09/07

Terça e Domingo

14h às 15h

Foto: Rogério Alves
Foto: Rogério Alves

O teatro de mamulengo traz o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer.

O Mamulengo é um Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do país. Esse brinquedo é passado oralmente de geração em geração, de mestre à aprendiz. Em “A Flor do Mamulengo”, os bonecos apresentam cenas poéticas da vida e do trabalho no campo, propondo reflexões através do lúdico e criando um espaço de interação com o público. O enredo encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A personagem é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira e enfermeira obstétrica, patrimônio vivo do estado de Pernambuco. A brincadeira também traz o boi e a cobra, além dos personagens “Janeiro vai-Janeiro vem”, “Palhaço da Vitória” e “Quitérias”, bonecos e bonecas tradicionais do mamulengo pernambucano. A maior parte das músicas que animam a brincadeira são de autoria do grupo, que traz também algumas canções populares, todas tocadas ao vivo.

___

O Mamulengo Água de Cacimba nasce do acervo de bonecos deixado como herança pelo mestre mamulengueiro piauiense Afonso Miguel Aguiar (1957/2019), criador do grupo Teatro de Bonecos Mamulengo Fantochito, a uma de suas filhas, a pernambucana Mariana Acioli. O 3° Festival Internacional de Teatro de Bonecos do Piauí em 2019, teve como homenageado o mestre Afonso Aguiar. Tendo recebido os bonecos de seu pai, Mariana, ao lado de Allan de Freitas, participaram dessa homenagem, apresentando em escolas da rede pública, Casa de Cultura e espaços públicos e privados do município de Teresina. A partir desse festival o Mamulengo Água de Cacimba inicia sua trajetória, dando continuidade à tradição recebida. O grupo vem apresentando a brincadeira “A Flor do Mamulengo” em festivais, praças, escolas, livrarias e projetos sociais de Olinda, Recife e pelo Brasil.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.