Video Mapping: Territórios Insurgentes
Video Mapping: Territórios Insurgentes

Video Mapping: Territórios Insurgentes

com Coletivo Coletores

FestA - Festival de Aprender

Guarulhos

A14

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes - Lab A

Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 3/7, 16h, para todos os públicos.

Data e horário

De 05/07 a 05/07

Sexta

Das 14h às 19h

Video Mapping: Territórios Insurgentes
Video Mapping: Territórios Insurgentes

“Territórios Insurgentes” é um curso transdisciplinar que combina urbanismo, memória, arte, educação e tecnologia, explorando a cidade de Guarulhose destacando territórios apagados e resistências coletivas, com foco no protagonismo afro-brasileiro e indígena. Inclui uma experiência imersiva e colaborativa, culminando em uma intervenção urbana digital com vídeo mapping no Sesc Guarulhos.

O Coletivo Coletores foi formado em 2008 na periferia da Zona Leste da Cidade de São Paulo pelos artistas e pesquisadores Toni Baptiste e Flávio Camargo e tem como proposta pensar as cidades como meio e suporte para suas ações utilizando diferentes linguagens visuais e tecnológicas discutindo temáticas ligadas às: periferias globais, apagamentos históricos/culturais e o direito à cidade. Em sua pesquisa poética o Coletivo Coletores realiza ações que buscam evidenciar a história e as estratégias de resistência das coletividades e movimentos culturais insurgentes, além de colaborar com espaços, coletivos e movimentos sociais periféricos ou historicamente marginalizados. O Coletivo Coletores já participou de diferentes projetos e exposições ligados à arte, tecnologia e cidade em instituições, como MAM-SP, Itaú Cultural, Museu das Favelas, Museu Nacional da República, Museu da Língua Portuguesa, MUBE, FUNARTE, FILE SP, FONLAD Portugal, Museu Afro Brasil, Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, Instituto Moreira Salles, Rede Sesc, Red Bull Station, CCSP, British Council, Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Dakar, além de ser indicado ao MVF Awards 2021 e ser contemplado com o Prêmio ProAC por Histórico em Artes Visuais 2021 e receber o Prêmio PIPA 2022 e o Prêmio Artistas de Impacto 2023.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.