Localizado no Centro Histórico de Santos, Arcos do Valongo é um espaço que abriga eventos, festas e shows com arquitetura rústica, despojada e contemporânea. Em plena zona portuária, seu interior é aberto, unificado e proporciona uma visão única na cidade.
Rua Comendador Neto, 3
Centro, Santos – SP
Uma das mais significativas obras arquitetônicas de Santos, o prédio foi construído em 1865 e ficou conhecido pela sua fachada de influência neoclássica, decorada por azulejos em alto-relevo importados de Portugal. Era residência e armazém do comendador português Manoel Joaquim Ferreira Netto, um bem-sucedido comerciante de café; com o passar dos anos foi utilizado como escritório, hotel, armazém de cargas e depósito de adubos químicos. A recuperação da fachada aconteceu em 1992. Ali funciona, desde 2006, o maior espaço cultural do Centro Histórico.
Rua do Comércio, 92
Centro, Santos – SP
Fundado em 1895 com o nome de Casino Espanhol, teve a primeira sede na Rua Aguiar de Andrade, no Paquetá, onde se concentrava a sociedade santista na época. Durante mais de três décadas, o Centro viveu noites de grande esplendor naquele local. Em decorrência da expansão do porto, as famílias foram se transferindo para a orla e o Centro Espanhol foi para a Avenida Ana Costa. O Centro Espanhol mantém em sua sede uma extensa biblioteca, com algumas relíquias literárias.
Avenida Ana Costa, 286
Campo Grande, Santos – SP
Na sede do Centro Cultural Português está localizado o Teatro Armênio Português, batizado em homenagem ao empresário Armênio Mendes, falecido em outubro de 2017. Nesse ano o Centro Português foi reinaugurado após revitalização, comemorando seus 122 anos. O teatro possui capacidade para mais de 300 espectadores.
Rua Amador Bueno, 188
Centro, Santos – SP
A Praça Barão do Rio Branco, no Centro Histórico de Santos, fica integrada com o Pantheon dos Andradas e com a Igreja e Convento da Ordem Terceira do Carmo. O espaço de quase 2.200m² foi revitalizado para a programação comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil, em 2022, com melhorias de pavimentação e drenagem, iluminação no solo, recuperação do piso em pedra portuguesa e novo paisagismo.
Pça. Barão do Rio Branco
Centro, Santos – SP
Localizado na Zona Noroeste de Santos, o CEU das Artes é formado por cineteatro, salas para cursos, uma biblioteca, quadras poliesportivas coberta e descobertas, playground e uma grande área de convivência com praças e jardins. Tem como objetivo oferecer arte, esporte, lazer e atendimento social à população mais vulnerável social e economicamente.
Praça da Paz Universal
Castelo, Santos – SP
A Fonte do Sapo, uma das mais apreciadas pelas crianças que utilizam o entorno para brincar, fica nas proximidades do Canal 5. Além dos jatos d’água que atingem até 8 metros de altura, o chafariz é decorado com quatro sapos, o que torna a fonte ainda mais peculiar.
Av. Bartolomeu de Gusmão, 93
Aparecida, Santos – SP
A Futrica é um espaço no centro de Santos para as artes e a economia criativa. Situada na Rua Quinze de Novembro, nasce com vistas a ser um ponto fixo de escoamento de produções artísticas e culturais, para complementaridade e geração de renda para artistas, ser lugar de criação e fruição, bons encontros e ideias, construção de parcerias, além de participar e contribuir para a pulsação e dinamismo da vida no centro histórico. Conta com espaço expositivo, loja colaborativa, salão para ensaios, oficinas, gravações e reuniões, área de comedoria, ambiente e equipamentos para apresentações artísticas, eventos privativos e corporativos, e festas. O foco da Futrica Criativa está em gerar alternativas econômicas e apresentar criações diversas ao público, valorizando trabalhos embasados em pesquisa, autorais e com curadoria.
Rua XV de Novembro, 146
Centro Histórico, Santos – SP
Inaugurado em 1998, o Museu do Café é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos cujo objetivo é a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. A Bolsa Oficial de Café, onde o Museu do Café está instalado, é um edifício de arquitetura única. A riqueza de detalhes presente dentro e fora do palácio reflete o poder do grão à época de sua inauguração, em 1922. O Museu do Café tem como destaque do acervo o salão do pregão – composto por uma mesa principal e setenta cadeiras – onde eram realizadas as negociações que determinavam as cotações diárias das sacas de café. No mesmo espaço, o público tem a oportunidade de admirar as telas “O Porto de Santos em 1822”, “A Fundação da Vila de Santos – 1545”, “O Porto de Santos em 1922” e o vitral “A Epopeia dos Bandeirantes”, obras de Benedicto Calixto.
Rua XV de Novembro, 95
Centro Histórico, Santos – SP
Marco da fundação da Vila de Santos, o pequeno morro recebeu no século XVI, por ordem do casal Luís de Góis e Catarina de Aguillar, a construção da Capela de Santa Catarina de Alexandria e da primeira Santa Casa do país. Durante anos o outeiro forneceu pedras para o calçamento das ruas e a ampliação do porto, e no século XIX o médico italiano João Éboli mandou construir uma casa acastelada no bloco de rocha que restou do monte.
Rua Visconde do Rio Branco nº 48
Centro Histórico, Santos – SP
O Parque do Emissário, como é conhecido, foi construído sobre a plataforma terrestre do emissário submarino de Santos. Inaugurado em 1978, na comemoração do 463º aniversário de Santos, o projeto é assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake. No local há equipamentos esportivos, playground, Museu do Surfe e áreas de convivência. Uma escultura da artista plástica Tomie Ohtake, inaugurada em 2008 pelo então príncipe Naruhito, do Japão, homenageia o centenário da imigração japonesa no Brasil.
Av. Presidente Wilson, s/nº
José Menino, Santos – SP
Conhecido como Praça do Sesc, o espaço tem 7.200m² e fica no bairro da Aparecida. Oferece acessibilidade para portadores de necessidades especiais, espaços de jardins, parque infantil, área cercada para cães e uma pista de caminhada. Aos domingos, recebe a FeirArte, feira de economia criativa.
R. Conselheiro Ribas, 121
Aparecida, Santos – SP
Principal ponto de encontro do Centro Histórico de Santos, recebeu o nome de Praça Visconde de Mauá em 1887, rebatizando o então Largo da Coroação. A homenagem se deve aos serviços prestados pelo industrial gaúcho no desenvolvimento de Santos. Desde 1939, a praça abriga o Palácio José Bonifácio (Paço Municipal), onde funcionam diversas repartições da prefeitura. O local também é muito conhecido por ser palco de manifestações públicas e eventos culturais durante todo o ano.
Centro Histórico
Santos – SP
Perto da Biquinha de Anchieta, na praia do Gonzaguinha, fica a Praça Tom Jobim, espaço bastante amplo entre a praia e a Avenida Pedro de Toledo. Em frente a ela acontece a encenação da Fundação da Vila de São Vicente, tida como a maior encenação do mundo realizada em praia.
Praça Tom Jobim
Biquinha – São Vicente – SP
Inaugurada em 1986, a unidade do Sesc Santos totaliza 51.825m² de área construída e atende cerca de 10 mil pessoas por dia. A unidade possui acessibilidade universal, teatro com capacidade para 765 pessoas, área de convivência e exposições, auditório com capacidade para 99 lugares, biblioteca, sala de leitura, bicicletário, cafeteria, central de atendimento, ginásio, piscinas descobertas e climatizadas, quadras poliesportivas, salas de ginástica e expressão corporal, vestiário, comedoria, entre outros. Durante o Festival MIRADA, espaços como o Teatro, Ginásio, Convivência e Auditório tornam-se palcos da programação e recebem espetáculos, apresentações e atividades formativas. Conheça mais sobre a unidade em sescsp.org.br/santos.
R. Conselheiro Ribas, 136
Aparecida, Santos – SP
O Centro de Cultura Patrícia Galvão abriga os dois espaços, além de duas galerias de arte, o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), a Hemeroteca Roldão Mendes Rosa e a sede da Secretaria Municipal de Cultura. Inaugurado em 10 de março de 1979, o Teatro Brás Cubas leva o nome do fundador da Vila de Santos. Tem mais de 5.000m², capacidade para 588 pessoas e foi projetado para abrigar espetáculos de balé, canto lírico, peças teatrais e até óperas. O Teatro de Arena Rosinha Mastrângelo, no térreo do Centro de Cultura, foi reinaugurado em 2020 e tem capacidade para 180 pessoas.
Av. Senador Pinheiro Machado, 48
Vila Mathias, Santos – SP
Primeiro edifício construído para fins teatrais em Santos, foi inaugurado em 1882 e quase um século depois, em 1981, foi destruído por um incêndio que poupou apenas as paredes externas. Após duas décadas de abandono, o prédio foi totalmente reconstruído pela prefeitura e entregue em 2008. Além da beleza da construção, destacam-se duas pinturas de Paulo Von Poser – a do teto retrata cena do romance O Guarani, de José de Alencar, e a do foyer do segundo piso é uma releitura do quadro de Benedito Calixto que mostra Santos vista do alto do Monte Serrat. O teatro funciona como sala de espetáculos e escola municipal de artes cênicas.
Praça dos Andradas, 100
Centro, Santos – SP
O bairro ocupa a região antes conhecida como Vila Socó, aglomerado de barracos erguidos em cima de palafitas, em região de mangue, a partir do início dos anos 1960. A industrialização do município provocou um processo migratório motivado pela procura de novos empregos e os novos habitantes se organizaram nessa região. As moradias da Vila Socó foram destruídas em fevereiro de 1984, no grande incêndio causado pelo vazamento de um oleoduto. Pelo menos uma centena de pessoas morreu na ocasião.
Praça da Cidadania – Av. Tancredo Neves, 552
Vila São José, Cubatão/SP
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.