Palhaços Sem Fronteiras: atuação do riso em todos os lugares

06/07/2024

Compartilhe:

O riso ajuda a melhorar o humor, regula hormônios, auxilia no enfrentamento de situações difíceis e acreditem, atua também em ambientes instáveis. 
 
Assim é a organização sem fins lucrativos Palhaços Sem Fronteiras (PSF), que utiliza essa poderosa ferramenta, o riso mesmo, para criar pontes afetivas por onde passa. 
 
Atuam diretamente com espetáculos de palhaçaria e números circenses em ambientes instáveis como acampamentos de refugiados, guerras, desastres ecológicos e lugares que sofrem com exclusão social, transcendendo barreiras, sejam elas culturais, religiosas, políticas ou de idiomas.

Acervo PSF

Como surgiram? 
 
Tudo começou em 1993, com o artista catalão Tortell Poltrona, que foi convidado a realizar uma expedição no campo de refugiados de Veli Joze (Savudrija), na Croácia, junto a um coletivo de educadores que desenvolviam um programa pela paz nas escolas da Catalunha e mantinham contato com escolas antigas da Iugoslávia, uma região que na época, passava por situação de guerra. 
 
Essa experiência e a de outros artistas ao redor do mundo com trabalhos similares, uniram objetivos em comum e fortificaram ações a fim de melhorar situação psicológica e emocional de populações durante e após conflitos. Em 2012 a necessidade de unificação deu origem ao Palhaços Sem Fronteiras Internacional – Clowns Without Boders International (CWBI), sediado na Espanha e composto atualmente por 14 países, incluindo o Brasil – o primeiro país da américa latina a fazer parte da entidade internacional desde 2016.  


uma palhaça está nos ombros de outro palhaço com braços aberto, eles estão em um lugar que se assemelha a um campo de refugiados
Ruedas, Juan Pablo. Colômbia, 2015


O Sesc Bom Retiro perguntou para os artistas do PSF como o circo e a palhaçaria podem atuar a serviço dos direitos humanos e mais alguma situação vivenciada que gostaria de compartilhar conosco.

No Sesc Bom Retiro tem Palhaços Sem Fronteiras no mês de julho! 

MEMORÁVEL: HISTÓRIAS NOTÁVEIS 
Dir: Cristiane Paoli Quito 
Domingos, às 12h | Até 28/7 
Terça (feriado), às 12h | 9/7 
Ingressos | Livre 
—  Grátis para crianças até 12 anos — 
Saiba Mais

Foto: Angela Belei

SERENATAS SEM FRONTEIRAS 
Domingo, às 16h | 14/7 
Grátis | Livre 
Saiba Mais
PSF
Foto: Ricardo Avelar

Quer saber mais sobre os PALHAÇOS SEM FRONTEIRAS? Acesse palhacossemfronteiras.org.br

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.