Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Etno-Oficina Tabajara de Cordel – O Fazer Literário Indígena de Auritha Tabajara

Com Auritha Tabajara

Agosto Indígena

Casa Verde

L

atividade presencial

Grátis

Local: Sala 4 - Ludicidade

A partir de 8 anos | Inscrição na Central de Atendimento a partir de 06/08.

Data e horário

De 15/08 a 22/08

Quinta

Das 14h30 às 17h30.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma imersão na cosmologia da primeira cordelista indígena – Auritha Tabajara, filha do povo Tabajara do Ceará. Por meio da oralidade ancestral, Auritha apresentará sua história de vida, de seu povo e de suas lutas e será guia na criação de cordéis dos participantes.

A oficina tem caráter formativo de imersão na cosmologia da primeira cordelista indígena – Auritha Tabajara, filha do povo Tabajara do Ceará. Por meio da oralidade ancestral, Auritha apresentará sua história de vida, de seu povo e de luta. Contará sobre a importância do cordel na sua trajetória de vida até se tornar leitura obrigatória nas escolas públicas pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará com sua primeira publicação – “Magistério Indígena em versos e poesias” (2007). Proporcionará aos/as participantes da oficina uma imersão na criação poética denominada “Coração na aldeia, pés no mundo” (2018) e será guia na criação de cordéis.

Auritha é escritora brasileira, poeta, palestrante, oficineira e contadora de histórias – conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. Auritha é neta de Francisca Gomes, uma das maiores contadoras de história do povo Tabajara. Apaixonada pela rima, escreve desde que aprendeu a ler e escrever. Ela segue os passos da avó e também promove contação de histórias para manter viva a cultura oral de seus ancestrais. Recentemente, em 2022, lançou sua primeira “etno-oficina” de cordel Tabajara.

Em 2021, participou do projeto Bibliotecas Online, aprovado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Em palestras, além de contar histórias ancestrais, fala sobre a importância da presença feminina indígena na literatura. É autora da obra Coração na Aldeia, Pés no mundo publicada pelo selo Uk’a Editorial em 2018. Tem seu livro Magistério Indígena em Verso e Poesia, considerado como leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará. Possui vários textos em cordéis publicados nas antologias indígenas, em revistas online como: Maria Firmino dos Reis, IHU, e a revista ACROBATA. Auritha também é Terapeuta Holística em ervas medicinais e utiliza o conhecimento ancestral das ervas e plantas para cultivar os costumes do povo Tabajara.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.