CineSesc celebra a obra de Paul Thomas Anderson com exibições no cinema e Sesc Digital

22/07/2024

Compartilhe:

O cinema de Paul Thomas Anderson recebe uma homenagem especial no CineSesc. De 25 a 31 de julho, os nove longas dirigidos e escritos pelo cineasta, além de dois filmes clássicos que fazem parte de sua referência cinematográfica, podem ser revistos na tela do cinema.

Os filmes que compõem a homenagem ao diretor são, em ordem de lançamento: “Jogada de Risco” (1996), “Boogie Nights: Prazer Sem Limites” (1997), “Magnólia” (1999), “Embriagado de Amor” (2002), “Sangue Negro” (2007), “O Mestre” (2012), “Vício Inerente” (2014), “Trama Fantasma” (2017) e o seu último lançamento, “Licorice Pizza” (2021).

Quantos aos títulos que inspiraram Paul Thomas Anderson em sua formação e processo criativo, serão exibidos “O Tesouro de Sierra Madre” (1948), de John Huston, e “De Olhos Bem Fechados” (1999), o canto do cisne de Stanley Kubrick. Este último e “Boogie Nights” serão exibidos em 35mm. A mostra Paul Thomas Anderson ainda disponibiliza para todo o Brasil os premiados “Magnólia” e “Boogie Nights”, que entram no catálogo gratuito da plataforma Sesc Digital, e podem ser assistidos até 25 de janeiro de 2025.

Cineasta de uma geração que começou nos anos 1990, a do VHS e videolocadoras, Paul Thomas Anderson é reconhecido como um dos mais prestigiados diretores em atividade no cinema estadunidense.

No Oscar, ele coleciona 11 indicações pela direção, roteiro e produção de seus longas, e já foi consagrado como Melhor Diretor na trinca de festivais mais badalados do cinema. Em Cannes, pela comédia “Embriagado de Amor”, estrelada por Adam Sandler; no Festival de Veneza, recebeu o Leão de Prata de Melhor Direção por “O Mestre”; e em Berlim, foi coroado pela sua direção em “Sangue Negro”, além de ter recebido o prestigiado Urso de Ouro em 2000 pelo filme “Magnólia”.

Outra característica do cinema de PTA, e que pode ser reconhecida em todos os filmes da programação, é “ter encontrado uma estética bem particular para vasculhar o drama humano, com personagens vivendo num mundo de prazer e dor, amor e raiva, êxtase e desilusão, luz e sombras: em suma, o espectador experimenta a catarse e a consciência”, como destacam os curadores da mostra, Paulo Santos Lima e Pedro Jorge.

Confira a programação completa e adquira seus ingressos em sescsp.org.br/pta.

Mostra Paul Thomas Anderson
De 25 a 31 de julho de 2024
CineSesc e Sesc Digital

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.