Fabiana de Barros

19/04/2024

Compartilhe:

É artista plástica formada pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo (Faap). Possui pós-graduação em multimídia na École Supérieure d’Art Visuel de Genebra (Head), Suíça. Sua obra é principalmente voltada à arte pública e contextual desde 1987. O Fiteiro cultural destaca-se dentre suas performances, videoinstalações e trabalhos de web art no Brasil e no exterior. Principais exposições: Mais igual a menos – 18 anos do Fiteiro cultural, Sesc Pompeia, 2017; Biwako Biennal, Japão, 2010; Utopics.11th Swiss Sculpture Exhibition, Suíça, 2009; Mira como se mueven, Fundación Telefónica, Madri e Going Public’05, New Contemporary Art Centre, Larissa, Grécia, 2005; 8ª Bienal de La Havana, Cuba, 2003; além de quatro participações na Bienal Internacional de São Paulo e do Mercosul, onde foi laureada com o prêmio “Projetáveis”. Recebeu também o prêmio na Interactivos?’10: Ciencia de barrio, MediaLab Prado, Madri, 2010. 

Desde 1989, dirige o Arquivo Geraldo de Barros e organiza importantes exposições dedicadas ao artista, como a do Ludwig Museum, na Alemanha; nos Sescs Pompeia, Pinheiros e Belenzinho; no Instituto Moreira Salles (IMS); no Musée de l’Elysée, na Suíça; e no MoMA, em Nova York. Organizou os livros Sobras e fotoformas (2006) e Geraldo de Barros: isso (2013) e é autora do livro Aberto [Open]: fiteiro cultural (2017). 

ESTER GRINSPUM
Coleção Arte, Trabalho e Ideal

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.