Ex-Pajé
Ex-Pajé

Ex-Pajé

2018 | 81min | Suspense

Agosto Indígena

Birigui

Duração: 81 minutos

14

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro Sesc Birigui

Ingressos 1 hora antes.

Data e horário

De 27/08 a 27/08

Terça

19h30

Ex-Pajé
Ex-Pajé

Os Paiter Suruí, habitantes da terra indígena Sete de Setembro, em Rondônia, viveram mais de metade do século XX isolados. Perpera, o protagonista de Ex-pajé, tinha 20 anos quando seu povo fez o primeiro contato com os brancos, em 1969. Até aquele momento, ele era pajé de seu povo. Mas, com os brancos, chegou o pastor evangélico que condenava o xamanismo, e Perpera viu-se obrigado a abandonar sua prática ancestral. O ex-pajé sabe que os espíritos da floresta estão bravos, já que ele não reza mais nem toca as flautas sagradas. Com medo, dorme sempre com a luz acesa. “Antes se consultava o pajé, hoje só tomam aspirina”, diz, contrariado.

“O filme retrata a experiência indígena brasileira nos tempos atuais de dentro para fora. Se mantém longe dos clichês românticos. Ele mergulha na vida cotidiana de uma tribo de cerca de mil indígenas que ainda falam a língua Paiter Suruí, e até 1969 viviam isolados na floresta. […] O conceito foi trabalhar no limite entre documentário e ficção. Os atores interpretam eles mesmos e retratam suas histórias verídicas. Torna-se difícil identificar a linha tênue onde a ficção começa e o documentário termina, e vice-versa”, conta o diretor Luiz Bolognesi.

O longa recebeu menção especial do júri para documentário original no Festival de Berlim de 2018, onde teve sua primeira exibição.

Direção: Luiz Bolognesi
Roteiro Luiz Bolognesi
Elenco: Perpera Suruí, Kabena Cinta Larga e Ubiratan Suruí

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.