Um livro como arte – e não um livro (apenas) sobre arte 

26/07/2024

Compartilhe:

Um livro-obra, dividido em duas partes in(ter)dependentes: a primeira, apresenta a reprodução em escala real de um conjunto de desenhos inéditos da artista Carmela Gross; a segunda parte, traz uma conversa da artista com o curador Paulo Miyada. Este é Terreno Baldio, lançamento das Edições Sesc que inaugura a linha editorial livro-obra, até então ausente no catálogo da editora. 

Em edição bilíngue, a publicação apresenta 24 desenhos em pó de grafite, resina e caneta esferográfica sobre papel, produzidos em 1993 e coloridos digitalmente em 2023 especialmente para o livro. A segunda fração do livro contém uma entrevista ilustrada de Carmela com o curador Paulo Miyada, abordando a relação primordial de sua produção com a cidade, seus habitantes, objetos e equipamentos urbanos, além de suas referências e influências artísticas. Assim, a entrevista aborda aspectos de criação e produção e — auxiliada por 33 imagens, entre fotos, obras e ilustrações — percorre a trajetória da artista plástica. 

Dentre sua produção, Carmela Gross destaca trabalhos realizados “em grande escala que se inserem no espaço urbano e que assinalam um olhar crítico sobre a arquitetura e a história urbana”. Segundo a artista, o eixo comum de sua diversificada produção, para além das peculiaridades de cada obra, é o conceito básico de “trabalhar-na-cidade”. Da concepção, passando pelo processo de produção até a disposição no lugar de exibição de suas obras, Carmela enfatiza a relação dialética entre a obra e o espaço, e entre a obra e o público, engendrando percepções artísticas que trazem à tona a carga semântica do lugar. 

Urbanismo pela mesma instituição. Atualmente, é diretor artístico do Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), e curador adjunto do Centre Pompidou (Paris). Foi curador adjunto da 34ª Bienal de São Paulo, que contou com a participação de Carmela Gross. 

Aprecie uma pequena parte do livro-obra 

O evento que marca o lançamento do livro acontece no dia 22 de agosto, quinta-feira, a partir das 20h, no Sesc Pompeia, com bate-papo entre os autores, seguido por sessão de autógrafos. 

Produtos relacionados

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.