Mostra Amor ao Cinema promove cursos, encontros e atividades formativas gratuitas no CineSesc

26/07/2024

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Além da exibição de 25 longas-metragens em uma programação robusta que celebra a magia cinematográfica, a mostra Amor ao Cinema, em cartaz no CineSesc de 31 de julho a 14 de agosto, ainda oferece uma série de cursos online e presenciais, encontros, bate-papos com pensadoras e pensadores do cinema e entrevistas inéditas com personalidades do audiovisual brasileiro.

O cinema, ao mesmo tempo que é capaz de produzir e reproduzir memórias de diversas culturas, torna-se objeto da preservação e da memória, como meio de acesso ao conhecimento de identidades coletivas. A preservação da memória do cinema brasileiro é, portanto, fundamental para conhecermos a história cinematográfica, entendermos o seu desenvolvimento estético, sua linguagem e sua relação com determinados contextos históricos e sociais do país.

Por isso, no dia 1º de agosto, às 19h, o Amor ao Cinema realiza um debate sobre Memória e Preservação do Cinema, com Maria Dora G. Mourão, diretora geral da Cinemateca Brasileira, Hernani Heffner, diretor da Cinemateca do MAM-RJ, e Debora Butruce, preservadora audiovisual, produtora cultural e curadora de cinema.

A Lei do Desejo (1987), de Pedro Almodóvar | Divulgação

Antes da primeira projeção do filme A Lei do Desejo (1987), de Pedro Almodóvar, que consta na programação da mostra, no dia 5 de agosto, o Sesc São Paulo e a Companhia das Letras realizam o lançamento do livro O Último Sonho, escrito pelo cineasta espanhol. O evento acompanha uma conversa com os convidados João Silvério Trevisan, autor três vezes vencedor do Prêmio Jabuti, e o diretor e roteirista brasileiro Marcelo Caetano. A mediação será da crítica literária e professora Eliane Robert Moraes. O encontro será às 19h e a exibição de “A Lei do Desejo” será às 20h30.

O CineSesc recebe um segundo lançamento de livro dentro da Mostra Amor ao Cinema no dia 8 de agosto. Escrito pelo crítico de cinema e professor Pedro Butcher, Hollywood e o mercado de cinema do Brasil: princípios de uma hegemonia, da editora Letramento. O autor estará presente a partir das 19h em uma noite de autógrafos e bate-papo com o público.

Pedro Butcher e Lia Bahia darão um curso presencial na sala do CineSesc nos dias 8, 9 e 10 de agosto, das 10h30 às 12h. Intitulado Cinema no Século XXI: Cultura, Política, Tecnologia e Linguagem, ele oferece uma visão histórica e contemporânea da cadeia do cinema para melhor entender os desafios que o setor enfrenta hoje no mundo e, particularmente, no Brasil, apresentando uma visão analítica e crítica dos atravessamentos políticos, culturais, econômicos e de linguagem de uma atividade intrinsecamente ligada à tecnologia. As inscrições são gratuitas.

O curso online Fundamentos da Preservação Audiovisual também será oferecido gratuitamente para interessados de todo o Brasil. Os encontros oferecerão uma visão global das principais atividades necessárias para que obras audiovisuais, sejam analógicas ou digitais, sobrevivam ao tempo e permaneçam acessíveis também para as gerações futuras. Quem ministra é a professora Maria Fernanda Curado Coelho, conservadora audiovisual e museóloga, membro fundadora da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e conselheira do Conselho Regional de Museologia. De 6 a 22 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h. As inscrições são gratuitas.

A montadora Cristina Amaral é uma das entrevistadas do “Memórias do Cinema” | Divulgação

Durante os dias da mostra, será exibido no saguão do CineSesc o “Memórias do Cinema”, uma série de entrevistas com seis personalidades do audiovisual brasileiro que abordam diferentes visões da produção à crítica, da direção à montagem, da memória ao filme como patrimônio histórico.

A direção artística é do projeto é assinada pelo cineasta Cristiano Burlan. Os entrevistados desta edição foram com Jean-Claude Bernardet (teórico de cinema, crítico cinematográfico, cineasta e escritor), Cristina Amaral (montadora cinematográfica), Ismail Xavier (teórico no campo de estudos cinematográficos e professor de cinema brasileiro), Francisco José Luccas Netto (empresário de exibição cinematográfica), Marco Antônio Audrá (produtor cinematográfico) e Máximo Barro (professor, historiador, montador, pesquisador e preservador cinematográfico).

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