Mímica e palhaçaria invadem o Sesc Itaquera em Agosto! 

30/07/2024

Compartilhe:

No mês de agosto, o Sesc Itaquera recebe uma série de atividades ligadas ao universo do circo, mais especificamente à divertida e fundamental figura do palhaço. As atrizes e palhaças Angélica Müller e Daniela Biancardi, do Grupo Tortas Trincheiras, ministram uma oficina de introdução à palhaçaria. Já o mímico Leandro Calado, da Cia. Mimicalado, apresenta dois espetáculos e oferece uma vivência de mímica. Ah! Também vai rolar espetáculos com a Cia. Asfalto de Poesia e Trupe DuNavô. Confira a programação, totalmente gratuita!

Oficina 

As técnicas e possibilidades da máscara do palhaço guiam a oficina Introdução à Palhaçaria – Dissidência e Poesia dos Corpos, conduzida pelo Tortas Trincheiras. A atividade visa promover um contato inicial com os elementos que habitam o universo palhacesco por meio da pesquisa da comédia física, do estudo mimodinâmico e do trabalho expressivo corporal. São cinco encontros presenciais, de 1 a 29/8, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h. As inscrições já estão abertas.

Grupo Tortas Trincheiras. Foto: Aline Capobianco

Vivência

A arte da mímica, considerada um dos meios mais antigos de autoexpressão, guia a Vivência com Leandro Calado, mímico, palhaço e fundador da Cia. Mimicalado. A ideia é adentrar o fascinante mundo das ilusões corporais a partir de técnicas como a “caixa invisível”, “andar no mesmo lugar” e o icônico “Moonwalk”, de Michael Jackson. A vivência ocorre nos dias 3 e 4/8, sábado e domingo, sempre das 10h às 12h, sem necessidade de inscrição prévia. É só chegar! 

Espetáculos 

Em Calado, o público é apresentado de forma lírica e poética à trajetória da mímica e passa de simples espectador a cúmplice de um enredo que não só conta uma história, mas também diverte e encanta. O espetáculo mostra o artista na individualidade de seu próprio camarim, trazendo à tona a figura do mimo clássico, de rosto branco e atuação muda, enquanto se prepara para números cômicos, dramáticos e românticos. Sessão única no dia 3/8, sábado, às 15h.

Mimicalado show. Foto: Patrícia C. Milanez

No Mimicalado show, Leandro Calado faz do personagem Mimi um portal ao universo do circo e seus artistas, ora aparecendo como um malabarista, ora como palhaço. Entre mímicas e reprises clássicas de circo, conta, sem palavras, uma história verídica, ocorrida nos bastidores de um circo itinerante. Sessões nos dias 4/8, domingo, 15h, e 30/8, sexta-feira, em dois horários: às 10h e às 14h.

Em Casada consigo mesma, as noivas são as mulheres que aceitarem o convite das palhaças para celebrarem um compromisso consigo mesmas. Você promete amar-se e respeitar-se na saúde ou na doença? Promete amar-se todos os dias de sua vida?. Um ritual de amor (próprio) seguido à risca pela Cia. Asfalto de Poesia. Sessão única no dia 4/8, às 13h.

É mesmo uma palhaçada conta a divertida história de um grupo de palhaços que chega para se apresentar e descobre que estão no lugar errado. Em meio a essa grande confusão, a trupe tenta consertar a situação e disfarçar o ocorrido, mas acaba por divertir o público com suas ideias mirabolantes e atrapalhadas. O espetáculo da Trupe DuNavô acontece nos dias 17 e 18/8, sempre às 15h.

Trupe DuNavô. Foto: Julio Leão

Sobre os artistas 

O Grupo Tortas Trincheiras é uma frente pertencente ao Núcleo Absurda Confraria, direcionada a projetos de cunho LGBTQIAPN+, feminista e relacionados a temáticas e ações sociais, com coordenação artística de Angélica Müller e Daniela Biancardi.  

Leandro Calado é mímico, palhaço e criador da companhia circense paulistana Mimicalado, fundada em 2002. Nela, atuou e dirigiu oito espetáculos e diversas intervenções artísticas, apresentadas em teatros, lonas de circo, parques, escolas e bibliotecas do Brasil e do mundo. 

​A Companhia Asfalto de Poesia é formada por artistas egressas da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e do Instituto de Artes-UNESP. Pesquisa as máscaras teatrais cômicas, em especial o nariz vermelho, a dramaturgia autoral e o diálogo entre o humor e o universo feminino.

A Trupe DuNavô tem quase quinze anos de pesquisa com a arte da palhaçaria e utiliza o espaço urbano e a interação que se estabelece entre o palhaço e as pessoas nesse contexto como matéria prima de seus processos de criação.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.