Foto: Bruna Damasceno
Foto: Bruna Damasceno

Contra Xawara – Deus das Doenças ou Troca Injusta (BRA)

Juão Nyn

MIRADA - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas

Santos

Duração: 60 minutos

A10

atividade presencial

Local: CEU das Artes Santos | Praça da Paz Universal (Bairro Castelo)

Foto: Bruna Damasceno
Foto: Bruna Damasceno

A partir da ideia de Xawara, que significa “fumaça da epidemia da morte” na cosmologia dos yanomamis, Juão Nyn propõe uma travessia contracolonial em que ensaia um reencontro de povos originários com o homem branco. O performer apresenta um manifesto contra as enfermidades trazidas por essa aproximação, desde o contato com novas doenças até a exploração de territórios e comunidades. Para tanto, munido de um cocar de seringas, cria um jogo no qual encena uma prática inversa de escambo, discutindo a lógica do processo de colonização.

Juão Nyn é multiartista, ativista e comunicador do movimento indígena do Rio Grande do Norte. Integra o Coletivo Estopô Balaio de Criação, Memória e Narrativa, sendo vocalista e compositor da banda Androyde Sem Par. Há dez anos em trânsito entre o seu estado natal e São Paulo, é mestre do Terreiro Teatro Contracolonial pela ELT – Escola Livre de Santo André e autor da dramaturgia Tybyra. Seu primeiro álbum solo, Nhe’etimbó – Voz, Fumaça de Corpo, é todo cantado em tupi. 

FICHA TÉCNICA
Manifesto e performance: Juão Nyn
Direção de palco e contrarregragem: Mara Carvalho
Paramentação: Mbodjape
Iluminação: Rodrigo Silbat
Trilha sonora: Malka Julieta
Cantos em tupi: Juão Nyn – Nhe’etimbó
Videoarte: Daniel Minchoni e Flávio Alziro
Projeção mapeada: Flávio Alziro
Operação de áudio: Jow Flor
Roadie: Tupy
Cenotécnico: Enrique Casas
Produção executiva: Wemerson Nunes – WN Produções 

@juaonyn | @_wnproducoes

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.