Festival MIRADA desembarca em Santos; relembre espetáculos que se apresentaram pela cidade em 2022 

14/08/2024

Compartilhe:
Espetáculo “Mar de Fita Nau de Ilusão”, apresentado na Praça Mauá, em 2022.  Foto: Bruna Quevedo  

A cidade de Santos, com seu porto, representa um ponto de encontro entre as culturas ibero-americanas. Não à toa, é nela que se desenrola o Mirada, Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, que este ano chega à 7ª edição. 

Como já se tornou tradição, o evento transborda os limites do Sesc Santos e ocupa outros lugares emblemáticos da cidade. Um deles é a Praça Mauá. Principal ponto de encontro do Centro Histórico de Santos e cenário de manifestações públicas e eventos culturais, o espaço recebeu na edição anterior do Mirada o espetáculo “Mar de Fitas Nau da Ilusão”, do grupo sergipano Imbuaça. 

Desde 1939, a praça também é sede do Palácio José Bonifácio (Paço Municipal), com suas imponentes estátuas de Mercúrio e Minerva, deusa romana das artes. 

Imagem colorida e horizontal em que dois homens aparecem performando. Um tocando piano e outro dançando enquanto muitas penas pretas caem no palco.
Cena do espetáculo “ch ÃO”, na edição 2022 do Mirada, encenada nos Arcos do Valongo. Foto: Renato Coelho.

Haverá ainda espetáculos nos Arcos do Valongo, espaço de eventos e festas com sua arquitetura que combina o contemporâneo ao entorno histórico. Também na última edição, os Arcos foram cenário para o espetáculo de dança “ch ÃO”, com artistas deslizando pela instabilidade de um piso de linóleo. 

A Casa da Frontaria Azulejada, construída em 1865 e um dos pontos arquitetônicos mais significativos de Santos, também volta a receber o festival. Com dois pavimentos, a Casa tem a fachada decorada com azulejos em alto-relevo importados de Portugal e, em 2022, foi o local de exibição de “Baquestribois”, uma peça documental cubana, do diretor José Ramón Hernández. 

Público aguarda início do espetáculo Baquestribois na Casa da Frontaria Azulejada. Foto: Renato Coelho 

O Teatro Guarany, inaugurado em 1882, restaurado depois de um trágico incêndio em 1981 e reentregue à cidade em 2008, também integra novamente o circuito por onde passarão as obras. Na edição anterior do MIRADA, o Guarany recebeu o espetáculo português “Os Filhos do Mal”, da companhia Hotel Europa que desenvolve espetáculos de teatro documental que exploram as fronteiras entre teatro, dança e performance. 

Estes são apenas alguns dos 23 espaços que receberão o Mirada este ano. Se você já conhece a cidade, pode ver estes locais de uma maneira diferente. Se ainda não conhece, não perca a chance de ver os espaços públicos transformados em palco. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.