Homenageado no MIRADA, Peru tem oito espetáculos em cartaz no festival 

14/08/2024

Compartilhe:
“El Teatro Es un Sueño”, do Grupo Cultural Yuyachkani, terá três apresentações no MIRADA. Foto: Ramiro Contreras 

Em todas as suas edições o MIRADA – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas homenageia um país participante, apresentando para o público a força e diversidade de suas produções. Neste ano, o posto cabe ao Peru, que tem oito espetáculos presentes na programação, além de apresentações musicais e atividades formativas. 

A abertura do evento fica por conta do Grupo Cultural Yuyachkani, um pioneiro na criação teatral coletiva e política do país, que apresenta “El Teatro Es un Sueño”, espetáculo de rua construído em estreito vínculo com as comunidades locais, mesclando textos importantes das artes cênicas a diversas linguagens artísticas e música ao vivo. 

“Yuyachkani” é uma palavra quéchua que significa “estou pensando” ou “estou me lembrando”. Fortemente enraizado em questões de história, violência, memória e etnia, o grupo existe desde 1971 sempre como vanguarda da criação e experimentação teatral peruanas.  

Ricardo Bromley em cena do espetáculo peruano “El Rincón de los Muertos”. Foto: Claudia Cordova Zignago  

Também está na programação do MIRADA “El Rincón de los Muertos”, com direção de Yanira Dávila e Sebastián Rubio, estrelada por Ricardo Bromley. Ricardo é dançarino de tijeras, uma tradição cultural considerada pela Unesco um patrimônio cultural imaterial. 

No espetáculo, ele investiga sua história pessoal, atravessada por ciclos de violência ocorridos no território peruano, do mito fundador ao recente massacre de Ayacucho, em dezembro de 2022, quando as forças armadas abriram fogo contra manifestantes locais. 

Completam a programação ainda, os espetáculos “¿Dónde están las Feministas?”, com Lilith Albornoz Muñoz, “El Presidente Más Feliz”, de Cristina Velarde, “Esperanza”, com direção de Marisol Palacios, “La Vida en Otros Planetas” e “Quemar el Bosque Contigo Adentro”, de Mariana de Althaus, e “Mama Angélica”, da Cia Antares Teatro.  

Banda de cúmbia peruana “Los Mirlos”, também se apresenta na 7ª edição do MIRADA. Foto: Claudia Córdova Zignago 

O país estará presente também no Ponto de Encontro, com o trabalho Ayacán – Macrocosmos, de Pável Paniagua, o projeto de palco transdisciplinar MedioAmor/ MedioMiedo de Eme e apresentação da banda de cúmbia peruana Los Mirlos. 

O MIRADA acontece entre os dias 5 e 15 de setembro, no Sesc Santos e conta com apresentações em diversos outros locais da Baixada Santista.  

Os ingressos estão à venda pelo app Credencial Sesc SP, pelo site e nas bilheterias das unidades.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.