Foto: Sebastian Arpesella
Foto: Sebastian Arpesella

Sombras, por supuesto [ARG]

Com Compañía El Silencio e Romina Paula.

Extensão Mirada

Belenzinho

Duração: 60 minutos

A14

atividade presencial

Local: Sala Espetáculos II (3° andar)

Venda presencial a partir do dia 11/9, às 17h. Limite de 2 ingressos por pessoa.

Foto: Sebastian Arpesella
Foto: Sebastian Arpesella

Sombras, por supuesto [Sombras, evidentemente]

Dois policiais (um homem e uma mulher) invadem repentinamente a casa de um casal a procura do filho deles, Bruno, cujo paradeiro os pais desconhecem. Começam a inventariar uma série de objetos que se acumularam num canto, retirando o significado que cada um tinha quando estava em determinado local. A sensação de que nada será como antes torna-se ponto de partida para que cada uma das personagens comece a perceber quem realmente é. Na catarse de cada personagem, as sombras revelam que na solidão, na tristeza e no desamparo sofrido por cada uma dessas criaturas está o cerne do mundo contemporâneo, em que os seres humanos desaparecem ou tentam escapar da melhor maneira que podem, porque, socialmente, não encontram apoio que lhes permita crescer de acordo com as suas necessidades pessoais.

A obra também propõe um exercício inspirado na linguagem do cineasta Rainer Werner Fassbinder: o ar espectral, a experimentação, o estranhamento nas atuações – indo do melodrama ao absurdo – e a repetição, como formas de estabelecer um distanciamento que termina por promover a identificação.

 

FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Romina Paula
Elenco: Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe, Susana Pampin e Pilar Gamboa
Espaço cênico e luzes: Sebastián Arpesella e Romina Paula
Música original: Germán Cohen
Fotografia: Sebastián Arpesella
Técnica: Sebastián Francia
Assistência geral: Lucia Villanueva
Produção no Brasil: Lindsay Castro Lima e Mariana Mantovani | Híbrida Arte e Cultura

 

MINIBIOS
A Compañia El Silencio formou-se em 2007, quando estreou seu primeiro espetáculo, Algo de Ruido Hace, escrito e dirigido por Romina Paula e interpretado por Esteban Bigliardi, Esteban Lamothe e Pilar Gamboa. Com a segunda obra, El Tiempo todo Entero, Susana Pampin se junta ao grupo e, a partir de Fauna, Sebastián Arpesella passa a integrar a companhia.

Romina Paula é dramaturga, escritora, atriz e diretora de cinema e teatro argentina. Suas obras exploram o entrelaçamento de formas culturais e experiências corporais, reunindo linguagens, gêneros e tradições estéticas diferentes, como autobiografia, poesia, folclore, música pop e romantismo alemão.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.