Reflexões e urgências contemporâneas do teatro negro

24/08/2024

Compartilhe:

80 anos de TEN – Teatro Experimental do Negro

O Teatro Experimental do Negro – TEN, é uma das mais significativas influências culturais do país na luta antirracista, e como não poderia deixar de ser, esteve presente no FIT – Festival Internacional de Teatro 2024, que manteve sua característica marcante de abrir diálogos de reflexão e debate social. O TEN foi fundado por Abdias do Nascimento (1914-2011) em 1944. Ele foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras!

O Festival contou com Ações [Per]Formativas em que artistas, curadores e críticos refletiam e debatiam sobre temáticas voltadas à produção e às práticas teatrais. A  atividade com o Teatro Experimental do Negro, que aconteceu no dia 23 de julho no Sesc Rio Preto, contou com as participações do crítico e pesquisador Guilherme Diniz, com a atriz Aysha Nascimento, da Cia. dos Inventivos (espetáculo Maria Auxiliadora) e com o ator Sidney Santiago Kuanza, da Cia. Os Crespos (espetáculo A Solidão do Feio).

Fotos: Edgar Machado

Um encontro repleto de informações que trouxe ao público presente os principais avanços e retrocessos do Teatro Negro no Brasil. A partir da pergunta de como seria a luta do teatro negro para se estabelecer, Aysha define em uma frase esse contrassenso: “Quando a gente senta para falar, parece que a gente está sempre no começo”. Ou seja, a luta continua constante e atual, a fim de determinar a identidade do teatro negro.

O crítico Guilherme Diniz, que coloca o TEN como movimento fundamental na evolução do teatro brasileiro, ressaltou durante o bate-papo seu interesse de ampliar o discurso estético e ético das minorias no pensamento das cenas teatrais. Artistas como Zeni Pereira, Arinda Serafim, Ruth de Souza, Léa Garcia, Marina Gonçalves, durante os anos 80 também ajudaram a desenhar o sonho coletivo que foi o ideal do fundador do TEN, Abdias do Nascimento. No pensamento de Sidney, o TEN ressignifica e traz a voz da história de um povo. “O Teatro Experimental do Negro foi esse portal para que pudéssemos fabular em primeira pessoa quem nós somos, formular pessoas com as suas contradições, com os seus defeitos, mas sobretudo com visões de mundo que sejam díspares, que sejam dissonantes”

Fotos: Edgar Machado

Trazendo questões pontuais sobre o quanto ainda temos que evoluir nas lutas antirracistas, o encontro resumiu a importância que o TEN traz como símbolo de resistência. Ao fim do encontro, ficou claro que ainda existe uma lacuna na construção de políticas públicas que venham ampliar a atuação do negro no meio teatral e fortalecer ainda mais a cena do teatro negro brasileiro.

texto: Ivan Lucas Araujo Rolfsen e Glória Ramos – Relações com a imprensa do Sesc Sesc Campo Limpo e Sesc Rio Preto, respectivamente.


O FIT – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – aconteceu de 18 a 27 de julho, em São José do Rio Preto (SP). Realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo, em parceria com o Sesi São Paulo, e com o apoio de: Amigos da Arte, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Governo da Bélgica, Governo de São Paulo, Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativas de São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.