Em setembro, autores de livros infantis participam da programação

28/08/2024

Compartilhe:

“Leiturinha com o autor” acontece aos domingos, a partir das 13h, na Biblioteca do Sesc Santo Amaro. São cinco encontros, com entrada gratuita e aberta ao público, com escritores diferentes 

Os livros estimulam a imaginação, apresentam histórias e ensinam sobre o mundo. Por essas e outras, estimular o hábito da leitura desde criança é importante. Pensando nisso, em setembro, o Sesc Santo Amaro convida autores que escrevem para o público infantil para participar da programação na Biblioteca. São cinco encontros:

O autor de Mandi Rekó – O conto de Mandí traz uma das histórias de tradição oral do povo tupi-guarani. Na narrativa, um casal de anciãos da aldeia pede para se tornarem pais e tem o desejo atendido pelo grande espírito da Lua, Djatsy, O nascimento de Mandi transformará seu povo, influenciando costumes, hábitos, estrutura social e alimentar.

Assista ao booktrailer

A partir da leitura de Aimée e a Coroa que Não Conseguiu Ver, a autora convida as crianças a embarcarem em uma jornada de descobertas e aprendizados, explorando temas como identidade, representatividade e autoestima.

No livro, Aimée é uma menina que sonhava em ser uma princesa, mas nunca encontrou em livros ou filmes alguma princesa que fosse parecida com ela, negra de cabelos cacheados e sem coroa. Depois de tanto procurar, a menina pegou no sono e em seu sonho teve uma surpresa repleta de descobertas.

Primeira mulher indígena a publicar livros em cordel no Brasil, neste encontro Auritha Tabaajara convida o público, ao som de maracas e dinâmicas brincantes, a se envolver na história e cultura indígena de Curumim Tabajara – criança brincando e a viajar entre as explanações das xilogravuras e da construção das histórias de seu outro livro Coração na aldeia, pés no mundo, que traz declamações, representação estéticas, cores e curuminices.

Pensando em acessibilidade e inclusão, a autora fala sobre seu livro O Riso de Luiza. Na história, Luiza é aluna nova na escola da Kailani, uma menina esperta e faladeira, que gosta de contar sobre os acontecimentos da escola para a mãe. Nos últimos dias essa conversa tem sido tomada por um assunto intrigante, Kailani não entende porque sua amiga, recém chegada à turma, não ri ou expressa seus sentimentos como as outras crianças.

A obra é ilustrada pelos artistas Alice Procter e Diego Clementino e traz um projeto gráfico pensado para garantir acessibilidade a todos os públicos, com glossário de Libras, versão em audiobook e QR Code, que direciona o leitor a um vídeo de interpretação em Libras.

Confira o audiolivro acessível

Nesta mediação, a autora lê Vamos Encavernar?, que incentiva a brincar de faz de conta e a resolver problemas utilizando diferentes estratégias. Todos são convidados a viver experiências envolvendo a propriedade dos materiais, padrões e medidas.

Traga as crianças, convide os amigos e venha! Aproveite a programação do Sesc Santo Amaro.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.