Sesc na Bienal é sinônimo de livros e também de programação 

30/08/2024

Compartilhe:

Sesc São Paulo leva para esta 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo o Estande das Edições Sesc, dois BiblioSesc e assina parte da curadoria do Salão de Ideias 

O maior evento literário do país acontece de 6 a 15 de setembro, no Distrito Anhembi. E o Sesc é, mais uma vez, apoiador cultural do evento e parceiro da Câmara Brasileira do Livro (CBL). 

Nesta edição, o Sesc conta com três espaços de programação: o Estande das Edições Sesc, com atividades ligadas à editora, as Praças de Histórias e da Palavra, com dois BiblioSescs, mesas e apresentações, além de assinar parte da curadoria do Salão de Ideias.  

A programação apresenta assuntos contemporâneos e relevantes, que espelham o que cotidianamente é feito nas Unidades. Nomes como Conceição Evaristo, Filipe Catto, Itamar Vieira Jr., Marcia Tiburi, Renan Quinalha, Xico Sá, além de saraus como do Binho e do Brasa, e os Slams das Minas e da Guilhermina foram pensados e distribuídos entre os 10 dias de eventos. 

Conheça alguns dos destaques: 

O Estande das Edições Sesc apresenta uma programação voltada aos livros e lançamentos recentes da editora. Entre atividades estão intervenções teatrais dos grupos Parlapatões e Satyros, além de mesas sobre música, com nomes como Chris Fuscaldo, Kamille Viola, Rodrigo Faour e Luiz Thunderbird. Traz também apresentações de Slams, uma mesa sobre literatura negra e periférica, e o autor Tarcízio Silva, para falar sobre racismo algorítmico. 

Foto: Renata Armelin

Os caminhões do BiblioSesc – nossas bibliotecas volantes – ocupam, novamente, dois espaços que chamamos de praças: a Praça de Histórias e a Praça das Palavras. No roteiro, uma programação representativa e diversa, condizente com o mapeamento das produções feito a partir dos bairros e comunidades por onde os caminhões circulam. Exemplo disso são os Saraus e Slams, as mesas sobre ecologia, podcasts e ciências, além de cortejos de povos originários, literatura periférica e negra, e a representatividade feminina nas HQ´s, por exemplo. Os Saraus do Binho, do Brasa, os Slams das Minas e da Guilhermina e nomes como Jéssica Balbino, Kiara Terra, Marcelo D´Salete, Mariana Salomão Carrara, Triscila Oliveira e Xico Sá, integram a programação. 

O Salão de Ideias, principal programação da Bienal, tem curadoria de Leonardo Neto, pela CBL, e Clivia Ramiro ao lado de Tiago Marchesano pelo Sesc. São 10 mesas com curadoria conjunta que buscam apresentar a diversidade da programação do Sesc. Dentre os temas estão os direitos LGBTQI+, discriminação e machismo no futebol, música de protesto, etarismo, questões indígenas, preservação ambiental por meio de cultivo e preparo de alimentos, religiões afro-brasileiras, entre outros. E dentre os nomes, estão Conceição Evaristo, Filipe Catto Itamar Vieira Jr., Patricia Palumbo, Socorro Acioli, Renan Quinalha, Tiganá Santana, entre outros. 

E tem mais: o Sesc e a Bienal oferecem aos trabalhadores do comércio, serviços e turismo, bem como a seus familiares dependentes, acesso gratuito à Bienal do Livro. Para isso, basta apresentar a Credencial Plena válida e um documento com foto para garantir o ingresso na catraca do evento. Para informações sobre como fazer ou renovar a Credencial Plena, acesse: www.sescsp.org.br/credencialplena

A programação completa e todos os detalhes como dias, horários e locais você encontra em sescsp.org.br/bienaldolivro

Sobre a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é uma realização da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do ramo, com uma programação multicultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios, inovação e entretenimento. Sob o tema Quem lê faz grandes amigos, essa edição da Bienal enfatiza o poder agregador da leitura e terá a Colômbia como o país convidado. Este ano, a Bienal terá 75 mil metros quadrados, com 227 expositores, e deve receber cerca de 600 mil pessoas.  

Dias e horários de funcionamento: 
Dias 06/09 (sexta-feira) e de 09 a 13/09 (segunda a sexta), das 9h às 22h 
Dias 07 (sábado), 08 (domingo) e 14/09 (sábado), das 10h às 22h 
Dia 15/09 (domingo), das 10h às 21h 

Distrito Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1209 – Santana – SP 

Localização dos estandes 
Edições Sesc – E70 
BiblioSesc Praça de Histórias – G48 
BiblioSesc Praça da Palavras – C30

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.