Bola de Fogo - foto: Patricia Almeida
Bola de Fogo - foto: Patricia Almeida

Bola de Fogo

Com Fábio Osório Monteiro e Cintia Santos

Avenida Paulista

Duração: 45 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Varanda do Térreo

Acesso livre, sujeito à lotação do espaço.

Data e horário

De 23/10 a 26/10

Quarta a Sábado

  • Das 18h30 às 19h30 (quarta e quinta)
  • Das 12h30 às 13h30 (sexta e sábado)

  • Bola de Fogo - foto: Patricia Almeida
    Bola de Fogo - foto: Patricia Almeida

    Em 2017, tentando resistir à dificuldade financeira da vida de artista, Fábio Osório decide se tornar baiana de acarajé. Fez o seu registro oficial como baiana na ABAM (Associação Nacional das Baianas de Acarajé e Mingau) e montou seu tabuleiro na Praça do Cacau (Goethe Institut Salvador – Bahia). Devidamente trajado, Osório vende o seu acarajé e sua criação artística. Humor, política, espiritualidade, memória, afeto e ancestralidade se cruzam no tabuleiro.

    Em Bola de Fogo, Osório, devidamente trajado de baiana, monta o tabuleiro, bate a massa, frita os bolinhos enquanto desenvolve para o público uma narrativa que atravessa os mitos e itãs de matrizes africanas e com passagens autobiográficas. Narra a si próprio e a outras pessoas negras, LGBTQIAPN+, nordestinas e candomblecistas. Por meio da oralidade e do movimento, Fábio Osório Monteiro e Cintia Santos, materializam a “escrevivência” da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo.

    Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.