Da mordida ao sorriso, a boca é o ponto de partida de diversas atividades do Sesc São Paulo em setembro, como debates, oficinas, brincadeiras e apresentações artísticas que exploram este órgão do corpo humano como um difusor de expressões sociais.
Entre os dias 6 e 15 de setembro, o Sesc São Paulo promove a 6ª edição da ação em rede “Boca, pra que te quero?”, que busca ampliar o debate sobre saúde bucal e autocuidado para além de aspectos fisiológicos. Com dezenas de atividades, gratuitas e abertas a todas as pessoas, a programação acontece em 20 unidades do Sesc no estado.
A ação convida o público a conhecer melhor a sua boca, seja pela desmistificação do que é uma dentição perfeita, passando pela beleza de sorrisos possíveis, não padronizados, valorizando todas as possibilidades de experiências da boca e descoberta dos sentidos que essa parte do corpo é capaz de despertar.
O conceito de bucalidade, que entende a boca como mais que um órgão do corpo, mas também como um espaço de experiências importantes, como sentir prazer, se alimentar e se comunicar está presente nas diversas ações como oficinas degustativas, rodas de conversa, vivências, exposições, teatro, música, espetáculos e palestras para todos os públicos.
O projeto inicia sua programação em 5 de setembro no Sesc 24 de Maio com o “Ciclo de Debates: Boca pra te quero?” com especialistas de referência para discussões sobre um conceito de saúde bucal ampliada para todas as pessoas nos diversos contextos socioeconômicos. Com temas como “Descolonizando a Saúde Bucal”, “Saúde Bucal para a População Indígena” e “Histórias de Boca”, os palestrantes abordam os estigmas que causam exclusões sociais e a possibilidade da saúde bucal para todas as pessoas.
Um dos destaques desse ciclo é a presença do dentista e influenciador Victor Hugo de Paula, um dos fundadores da Ayo Saúde, uma das primeiras clínicas odontológicas afrocentradas do Brasil que ao lado de outros profissionais da área, participará de uma roda de conversa que irá abordar os diferentes marcadores sociais envolvendo a saúde bucal e suas influências.
Nos dias 7 e 11/09, Victor Hugo ministra também a palestra “A Cultura do Grillz”, no Sesc Vila Mariana, sobre a origem dessa joia dental e sua importância como expressão artística na cultura negra e no movimento antirracista. A atividade será seguida de uma demonstração e oficina.
O Sesc Florêncio de Abreu, apresenta nos dias 10 e 11/09, a intervenção “Para Distribuir Sorrisos”, em que visitantes da unidade são abordados pelos fotógrafos Noélia Nájera, Júlio César, Daisy Serena e Nego Júnior para revelarem seus sorrisos. No Sesc Avenida Paulista, no dia 14/09, o fotógrafo Thiago Bugallo, compartilha com o público motivos para sorrir na vida, na vivência “Empresta o Seu Sorriso?”.
Também na capital paulista, a oficina “De Boca em Boca”, com Babado de Chita, no Sesc Consolação, no dia 12/09, tem como objetivo explorar a conexão entre a boca e as diversas expressões da cultura brasileira, seja ao comer, digerir, morder, degustar, lamber, mastigar, beber, soprar e sorrir. A atividade é uma ocupação brincante, sensorial e musical-dançante, que reflete sobre essas e outras funções da boca.
No Sesc Vila Mariana, de 7 a 14/09, ocorre a oficina “Beatbox”. Conduzida por Thiago Mautari e sua equipe, ensina técnicas de beatbox e explora a importância da boca como caixa acústica para a produção de sons, além de destacar o papel da dentição e da língua como músculos essenciais. A atividade também aborda a relevância desta prática na representatividade social das batalhas de criação.
Na unidade de Piracicaba, interior de São Paulo, ocorre a oficina “De Boca pra Arte”, conduzida pela artista Sarah Soares, no domingo, 15/09. Com aulas de pintura e ilustração, a atividade explora as diversas possibilidades criativas em torno do tema da boca. O objetivo é estimular a criatividade dos participantes por meio de técnicas artísticas.
Nos dias 14 e 15/09, crianças e seus familiares estão convidados a descobrir, no Sesc São José dos Campos, os diversos aspectos estéticos da boca por meio de estímulos criativos e muitas brincadeiras na vivência “Diversidades do Sorriso – Estação Brincar” com Babado de Chita e a arte-educadora Renata Laurentino.
Confira a programação completa, gratuita e aberta ao público que acontece nas unidades do Sesc em São Paulo: https://www.sescsp.org.br/boca
Acompanhe as redes sociais das unidades do Sesc São Paulo para mais programações.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.