Contra fatos há muitos argumentos

24/09/2024

Compartilhe:

Em Agosto, o Sesc Rio Preto recebeu Sheylli Caleffi, ativista pela erradicação da violência sexual e online, que abordou com os adultos responsáveis pelas crianças dos Programas Curumim e Juventudes, a importância de proteger crianças e adolescentes no mundo digital, apresentando possibilidades, ferramentas e estratégias para garantir a segurança online.

Foto: Divulgação

Sheylli destacou na sua fala os riscos da internet e as decisões familiares importantes sobre o uso de tecnologia por crianças. Trouxe ainda reflexões sobre questões críticas como o momento adequado para disponibilizar telas, a idade ideal para o uso de redes sociais e como identificar e mitigar os perigos digitais. Uma conversa muitas vezes difícil, mas extremamente necessária, que muitos responsáveis adiam sem conhecer os perigos que as crianças sofrem com isso.

Para aliviar o papel dos responsáveis nessa missão, Sheylli, comentou sobre práticas para estabelecer controles parentais, monitorar atividades online e criar um ambiente digital seguro e saudável.

Foto: Divulgação

Durante o encontro no Sesc Rio Preto, no dia 21 de Agosto, Sheylli conseguiu abordar o assunto com lucidez e sensibilidade e trouxe alguns ensinamentos preciosos sobre as redes sociais. Inclusive sobre quem são as crianças e adolescente mais vulneráveis, como:

– Crianças negras ou racializadas

– Crianças com deficiência

– Neurodivergente e LGBTQIAPN+

Confira o vídeo completo entre Sheilly e a técnica em programação, Mariani, responsável pelos Programas Infantojuvenis da unidade.

Antes de postar alguma foto da sua criança, se pergunte:

A criança pode se envergonhar disso no futuro?
Ela está vulnerável, como de fralda ou no banho?
Você pediu permissão à criança?
Se ela consentiu, ela entende o que isso significa?

Conhecimento protege!

#TemDicaDeLeitura

Sheilly está lançando um livro chamado “Respire Fundo”

E indica “A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças” de Michel Desmurget

E para você que deseja proteger ainda mais sua criança, confira o PDF que Sheylli preparou, que pode ser baixado e impresso, para ficar na porta da geladeira, como um combinado entre a família.

Você sabia que o Sesc tem programas específicos para crianças e jovens? 

O Programa Curumim é gratuito e voltado ao público de 7 a 12 anos. Por meio de atividades educativas, experimentações e convivência, contribui para o desenvolvimento integral das crianças. Acompanhe o período de inscrições e conheça mais clicando aqui.

O Programa Juventudes do Sesc é criado para jovens de 13 a 29 anos, e por meio de abordagens socioeducativas, busca garantir o protagonismo dos jovens, o respeito à diversidade cultural, a ampliação dos diálogos e repertórios, assim como a criação e fortalecimento de vínculos.  Conheça mais clicando aqui.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.