Foto: Notívago
Foto: Notívago

Uma Boneca Para Menitinha

Dramaturgismo e direção: Suzana Aragão

Brincantes

Consolação

Duração: 60 minutos

AL

atividade presencial

Local: Teatro Anchieta

Você também pode adquirir seu ingresso nas bilheterias a partir das 17h do dia 9/10

Foto: Notívago
Foto: Notívago

Uma Boneca para Menitinha é uma história que retrata a vida de pessoas simples e seus afetos mais profundos. A peça traça o ciclo da vida por meio da relação entre neta e avó. A avó, com o sonho de dar à neta um presente de gente rica, deseja comprar uma boneca de porcelana. Durante uma ida ao rio, acaba encontrando uma boneca e, a partir desse momento, um mundo de mistérios, conflitos, surpresas e sentimentos puros toma conta da narrativa.

Os artistas-criadores Suzana Aragão (integrante dos Doutores da Alegria), Mawuse Tulani (integrante do Teatro da Vertigem), Geni Cavalcante (integrante do Núcleo Caboclinhas) e o diretor musical Renato Gama descobriram na escrita desta obra um universo repleto de encantamento, ancestralidade latina, brasilidade e afeto, que guiam o caminho para esta montagem inédita.

O espetáculo destaca-se pela originalidade e pela conexão com o público infantil. É uma obra sensível e completa, que mistura o fantástico com a realidade, correspondendo assim às necessidades psíquicas das crianças. Além disso, valoriza elementos preciosos da nossa cultura popular brasileira: o canto das lavadeiras à beira do rio, o aroma de goiabada no tacho com cravo-da-índia, a avó que cura tudo com um galho de arruda, entre tantas outras ações e expressões que são genuinamente nossas.

O livro que inspira a peça foi premiado pela Biblioteca Nacional na Categoria Juvenil (Prêmio Glória Pondé) em 2022 e selecionado pelo PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) 2024, passando a fazer parte do material pedagógico das redes públicas de ensino federais, estaduais e municipais.

Uma Boneca para Menitinha explora os mistérios, afetos profundos e os sonhos de uma vida mais justa e simples, com poesia em cada detalhe. A obra de Penélope Martins e Tiago de Melo traz ao palco o Brasil em suas diferentes gerações e formas. O Brasil da avó que sempre sonhou com uma boneca de porcelana e, quando menos esperava, foi presenteada pelo rio. O Brasil da menina que sonha em ter botas para ir à escola, do pai que, com muito sacrifício, junta dinheiro para presentear a filha no aniversário com um par de botas usadas.

Neste espetáculo, vemos brinquedos feitos à mão, lavadeiras, frutas colhidas diretamente do pé, e um ambiente de silêncio e calmaria. Ao apresentar essa outra realidade, o espetáculo cumpre um de seus maiores objetivos: preservar e fomentar a diversidade cultural brasileira.

__
Ficha técnica
Autores da obra original: Penélope Martins e Tiago de Melo Andrade
Direção Artística e dramaturgismo: Suzana Aragão
Atuação: Mawusi Tulani, João Invenção e Geni Cavalcante
Direção Musical e Composições originais: Renato Gama
Desenho de Luz: Danielle Meireles
Figurino e adereços: Denise Guilherme
Cenário e adereços: Bira Nogueira
Direção de palco e contrarregra: Giovanna Gonçalves
Técnico de som:
Técnica de Luz: Stella Politti
Fotografia: Felipe Stucchi
Costureira: Maria José Gomes Moreira
Letra da canção de abertura: Penélope Martins
Produção Executiva: Tais Cabral
Coordenação de Produção: Geni Cavalcante e Suzana Aragão

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.