Como nasce uma oficina?

04/10/2024

Compartilhe:

Como é trilhado o caminho entre saber fazer algo e efetivamente criar um projeto sociocultural viável a partir desse saber?

Com vocês, a história de Alexandre Fujita, David Carlo e o programa Lab Valoriza

Você tem alguma habilidade adormecida? Um saber-fazer que gostaria de transformar em modo de vida? Se a resposta for sim, você tem algo em comum com o Alexandre Fujita, de Catanduva (SP). Arquiteto de formação, Fujita atuava no setor petroquímico quando conheceu David Carlo, educador em tecnologias e artes no Sesc Catanduva. O encontro dos dois aconteceu na Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Catanduva, em um momento delicado na carreira de Fujita. E, a partir da observação sensível desse cenário, David convidou o colega a participar do programa Lab Valoriza, conduzido por ele mesmo na unidade do Sesc em Catanduva. Fujita aceitou – e, bem mais do que a criação de uma oficina e um modelo de negócios, o resultado foi uma jornada de reconhecimento pessoal.

Mas, afinal, o que é Lab Valoriza?

Criado em 2022 pelo Sesc São Paulo, o Lab Valoriza é uma iniciativa voltada ao estímulo, capacitação e desenvolvimento de pequenos empreendedores sociais e culturais.  

São oferecidas ações formativas de suporte e orientação especializada para a criação e implementação de projetos que impactem positivamente a sociedade.

Realizadas nos Espaços de Artes e Tecnologias nas unidades do Sesc SP, com o apoio de educadoras e educadores, essas ações incluem o desenvolvimento de ferramentas criativas, inclusão e ampliação do repertório digital, oficinas de criação de marca e finanças.

Para além de catalisar ideias criativas, o Lab Valoriza busca também promover a diversidade cultural e fortalecer o tecido social da comunidade. Cada edição é realizada em grupos, com encontros regulares para discutir temas vinculados à construção de marca, divulgação, aprimoramento de processos e produtos artesanais, e economia solidária.

Quem pode participar do Lab Valoriza?

São públicos da ação: grupos produtivos, pequenas empresas, negócios de impacto das periferias (NIPs) e empreendimentos da economia solidária (EES) que atuam com serviços e produtos artesanais.

Como participar do Lab Valoriza?

Basta acompanhar a programação da sua unidade que você frequenta ou acessar o conjunto no portal para conferir todas as atividades disponíveis: sescsp.org.br/labvaloriza.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.