Foto: Tarita de Souza
Foto: Tarita de Souza

Ateliê de Escutas

com Mônica Thiele e Renata Gelamo

Bom Retiro

A18

atividade presencial

Grátis

Local: Sala de Oficinas 1

Inscrições on-line e presencialmente a partir do dia 26/09/2024, às 14h, em https://inscricoes.sescsp.org.br/

Data e horário

De 10/10 a 28/11

Quinta

11h às 13h

Foto: Tarita de Souza
Foto: Tarita de Souza

O que permitimos que nos habite a partir da escuta? Como nos deixamos afetar pelos sons que nos chegam? Esse curso é um convite para experimentar a escuta em seus múltiplos sentidos, como uma aventura. Escutas que acolhem, ressoam, ampliam, integram e criam. Um convite à investigação do que abrimos e do que fechamos a partir da escuta de si, do outro, do silêncio, do mundo. Como todas essas escutas constituem ou interferem no mosaico de nossas expressões?

O curso está divido em 8 encontros:
1º encontro: Escuta do Corpo I (escuta da respiração; escuta do grupo; poética da anatomia e fisiologia da escuta; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
2º encontro: Escuta do corpo II (escuta da respiração II; escuta do silêncio; prática corporal; escutar pelos pés (grounding); compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
3º encontro: Escuta III (escuta da pele para fora, escuta da pele para dentro; escutar fora; escuta da paisagem sonora; escuta de dentro – sons do corpo, da saliva, da respiração; prática de criação a partir da escuta – improvisação; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
4º encontro: Escuta IV (práticas de escutas amplificadas – com objetos sonoros; jogos de escuta; escutar sons e como nos afetam; síntese poética – desenho, escrita, canto, dança; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
5º encontro: Escuta V (escutas em dupla – texto, perguntas, canto; escuta e memória – como os sons afetam e constituem a nossa memória; escuta e memória II – como nossa escuta é afetada pela memória; filtros de escuta; como as experiências podem selecionar o que escutamos; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
6º encontro: Escuta VI (o silêncio da escuta, o vazio da escuta; a escuta para além das palavras; escuta e mal entendido ou a não transparência da fala e da escuta; escuta não é tradução, transcrição, a escuta não é transparente; escuta e história – o que somos capazes de escutar?; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
7º encontro: Escuta VII (práticas de escuta; escrever de ouvido; escutar as pessoas do grupo – leitura em voz alta, canto, balbucios, blablação; escutar música; camadas de escuta da música; percepção de melodia, harmonia, ritmo, instrumentos, vozes; compartilhamento da experiência de escutar e ser escutado)
8º encontro: Escuta VIII (escuta de cada pessoa do grupo trazendo uma síntese de como o processo a afetou)
——————-

Mônica Thiele é cantora, facilitadora de Canto Integrativo, terapeuta Transpessoal, terapeuta Floral de Bach e facilitadora da Unipaz SP. Atua em trabalhos individuais e coletivos de canto desde o início da década de 1990, acompanhando e facilitando processos de desenvolvimento pessoal e conexão das pessoas com a própria expressividade. É idealizadora e coordena, juntamente com Joana Mariz e Mônica Marsola, o coletivo Vocal SP. Atualmente, integra duo com o guitarrista Diego Beirão cuja tônica é a pesquisa de sonoridade guitarra-voz em músicas do cancioneiro brasileiro. Foi organizadora do livro póstumo “Vozes do Magro”, de Magro Waghabi e coorganizadora do livro “Samuel Kerr: arranjos corais”, lançado em 2022.

Renata Gelamo é arte-educadora, fonoaudióloga e pesquisadora. Mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Coordenadora do curso de Pós-graduação em Pedagogia Vocal. Professora dos cursos de pós-graduação “Canção Popular: criação, produção musical e performance” e “Pedagogia vocal: expressão e técnica” na Faculdade Santa Marcelina – FASM. Pesquisa e orienta trabalhos nas áreas de voz, escuta, canção popular, pedagogia vocal e narrativas. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Arte-educadora na Fundação Britânica, onde conduz oficinas para pessoas 60+. Fundadora do Ateliê de Voz.

–> Atividade para pessoas maiores de 60 anos

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.