Modos de Acessar
Ações em educação para acessibilidade, na perspectiva anticapacitista, que fortalecem a mobilização da sociedade para refletir e perceber as dimensões comunicacional, atitudinal e cultural junto com as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, comunidade surda e neurodivergentes.
Promovendo partilhas metodológicas, espaços sociais seguros e acolhedores para a presença e participação da diferença como valor ético e social. Atividades transversais em eixos de discussão, com a oferta de acessibilidade na programação.
Encontro Saberes e Acessos
A acessibilidade é um direito fundamental e um princípio primordial para a construção de uma sociedade equitativa e anticapacitista. Além de soluções práticas e estruturais como a remoção de obstáculos físicos, a acessibilidade se configura como um universo multifacetado, englobando aspectos como cultura, educação, comunicação e afins. É um compromisso com a equidade de oportunidades e o reconhecimento das formas de ser e existir, assegurando que todos os indivíduos, independentemente de suas características e especificidades, possam participar ativamente da sociedade.
Reconhecendo a importância desse tema, o Sesc São Carlos realizará o “Encontro: Saberes e Acessos”, como parte do projeto institucional “Modos de Acessar: construindo acessibilidade em territórios diversos” que abre espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre o tema. A programação é composta por oficinas, bate-papos, palestras e espetáculos. Está direcionada para professores da rede ensino, estudantes de áreas, trabalhadores da cultura, pessoas com e sem deficiência, além de pessoas que possuem interesse pelo tema.
Bate-papo: Construindo espaços acessíveis e relações anticapacitistas: como começar?
Com Ivan Baron e Mona Rikumbi
Em um cenário ideal de acessibilidade, todas as pessoas poderiam participar plenamente da sociedade, independentemente de suas características. No entanto, a realidade é diferente, e pessoas com deficiência enfrentam barreiras que limitam seu acesso à educação, trabalho, lazer e outras áreas da vida. Este bate-papo busca discutir acessibilidade, capacitismo e refletir sobre ferramentas práticas para construir uma sociedade mais justa e equitativa.
Tradução em libras e Estenotipia. Livre – Autoclassificação
Intervenção – Kiua Matamba – Salve a força dos ventos
Com Mona Rikumbi
Matamba, que segundo o povo Bantu significa “Salve a força dos ventos”, leva para longe a dor, o medo, as injustiças e a morte. Essa história é contada com textos autorais, tambores e louvores. Realizada em monólogo pela artista Mona Rikumbi, acompanhada pelo Percussionista Adetayo Ariel.
Livre – Autoclassificação | Tradução em libras e recurso de audiodescrição.
Ivan Baron é influenciador e ativista anticapacitista, tornou-se notório por sua atuação nas mídias sociais voltada à defesa e divulgação de políticas de inclusão para pessoas com deficiência.
Mona Rikumbi é uma pessoa com deficiência física, multiartista e palestrante. Além de ser ativista das questões raciais, gênero, etarismo.
Dia 22/10. Terça, 19h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
Espaço para refletir sobre possíveis ferramentas práticas para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Curso – Atividades físicas e esportivas para crianças, jovens e adultos no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Com Thalita Gonçalves e Débora Fabiani
Com base na compreensão do Transtorno do Espectro Autista e nos conteúdos abordados na Educação Física, é possível promover a conscientização sobre a importância das atividades físicas e esportivas para crianças, jovens e adultos com TEA. O objetivo é capacitar os profissionais para uma atuação mais efetiva, oferecendo atividades adaptadas e inclusivas que atendam às necessidades específicas dessas pessoas.
Thálita Gonçalves Santos é doutoranda na Educação Física com ênfase em atividade física adaptada (UNICAMP). Especialista em Esportes e atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF). Experiência com crianças, jovens e adultos autistas.
Débora Fabiani é doutoranda em Educação Física e Sociedade (UNICAMP). Docente na educação infantil e não formal na DEdIC/UNICAMP e no curso de Bacharelado em Educação Física no Centro Universitário de Paulínia (UNIFACP)
Dia 23/10. Quarta, 10h às 16h30 (com 2 horas de intervalo).
Teatro. Grátis.
Inscrições de 8 a 18/10 pelo e-mail sabereseacessos.scarlos@sescsp.org.br. Vagas limitadas.
Tradução em libras.
16 anos.
Oficina – Projetos culturais acessíveis e com acessibilidade: a criatividade como antídoto
Com Paula Lopez (GerA Acesso e Diálogo – Acessibilidade Criativa)
Como tornar seus projetos e obra mais acessíveis? Serão discutidos elementos textuais, sonoros, táteis e imagéticos que tornam as obras mais acessíveis e as medidas necessárias para projetos em diferentes formas de arte. A reflexão sobre a obra buscará identificar as barreiras comunicacionais, sensoriais e físicas e propor soluções de acesso.
Paula Lopez é roteirista e narradora de audiodescrição. Atua há 30 anos nas áreas da Comunicação Social, da Tradução e das Artes. Pesquisa acessibilidade criativa e artística com foco na integração dos recursos de acessibilidade às criações.
Dia 23/10. Quarta, 10h às 16h30 (com 2 horas de intervalo)
Sala de multiuso. Grátis.
Inscrições de 8 a 18/10 pelo e-mail sabereseacessos.scarlos@sescsp.org.br. Vagas limitadas.
Tradução em Libras.
16 anos.
Palestra – Muros e grades são invenções humanas
Com Ariadne Antico (Palhaça Birita)
Um dia a menor máscara do mundo entrou em sua vida, ou melhor, no seu nariz e através da palhaça “Birita”, aprendeu a usar suas limitações a seu favor, transformando limites, dificuldades e crises em alegrias, desafios e realizações. Sendo assim, resolveu sair por aí, contando suas aventuras e desventuras, incentivando a não superproteção da criança/pessoa com deficiência e enfatizando a importância da arte como agente transformador.
Dia 23/10. Quarta, 17h30.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Atividade com audiodescrição. Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências.
Tradução em Libras e audiodescrição.
60 minutos
Livre – autoclassificação
Vivência – Iniciação esportiva no paradesporto
Com Taylor Pereira
A iniciação esportiva é um processo na qual crianças e jovens são introduzidos em uma prática esportiva específica, considerando ser um período crucial para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, sociais, e fundamental para despertar o interesse pela prática de esportes. Nesta atividade o conteúdo será direcionado no processo de planejamento e aplicação de programas de iniciação esportiva para crianças e jovens com deficiência.
Taylor Pereira é doutorando em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos UFSCar e foi treinador Paralímpico nos jogos de Beijing 2022.
Dia 24/10. Quinta, 9h às 12h.
Ginásio de eventos. Grátis.
Inscrições de 8 a 18/10, ou até esgotarem as vagas, pelo email sabereseacessos.scarlos@sescsp.org.br .Vagas limitadas.
Tradução em Libras
16 anos
Bate-Papo – Esporte e acessibilidade
com David Farias e Ciro Winkler
Troca de experiências sobre diferentes dimensões sociais do acesso e das possibilidades de esporte voltados para as pessoas com deficiência.
David Farias é Coordenador do Programa de Educação Paralímpica no Comitê Paralímpico Brasileiro.
Ciro Winkler é doutor em Educação Física e professor da Universidade Federal de São Paulo, foi coordenador técnico de Atletismo do Comitê Paralímpico Brasileiro, seu campo de estudos tem ênfase em Atividade Física Adaptada e no Esporte Paralímpico.
Dia 24/10. Quinta, 14h30.
Teatro. Grátis.
Inscrições na hora e no local da atividade. Lugares limitados.
Tradução em libras.
16 anos
Parentalidades atípicas e o papel fortalecedor das redes de apoio
Com Thiago (InvisibiliDOWN), Rozimarie Fernandes (ONG Espaço Azul) e mediação de Maíra Schiavinato
A jornada da parentalidade atípica pode ser marcada por singulares e desafios únicos, e a rede de apoio exerce um papel essencial neste caminho. Para dialogar sobre o tema, Thiago Ribeiro e Rozimarie Fernandes vão compartilhar experiências e dividir as conquistas e as estratégias que fortalecem esses laços.
Thiago Ribeiro é paulistano, fotógrafo documentarista, tradutor, intérprete, pesquisador, ativista pelos direitos humanos e pai do Noah, que tem 4 anos e síndrome de Down. Fundador do Instituto InvisibiliDOWN e autor do e-book “Racismo Inclusivo – Disparidades Raciais na síndrome de Down”.
Rozimarie Fernandes é fundadora da ONG Espaço Azul, idealizada a partir do encontro de mães que buscavam informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É mãe da Júlia, que é uma pessoa com autismo.
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Mediação de Maíra Schiavinato Massei – artista multifacetada com deficiência, consultora e produtora de acessibilidade cultural, além de ser escritora e coordenadora de uma Câmara Temática de Inclusão na Diversidade. Possui formação em Artes Plásticas, especialização em Fotografia e Gravura em Metal, e estudou Cinema Nacional, Desenho, Pintura e Escultura no Brasil e no Reino Unido. Também possui capacitação em gestão pública e produção cultural.
Dia 24/10. Quinta, 16h30.
Teatro. Grátis.
Inscrições na hora e no local da atividade. Lugares limitados.
Tradução em libras.
16 anos
Bate-Papo – Acessibilidade pedagógica no contexto escolar: dos especialismos às abordagens universalistas
Com Enicéia Gonçalves e Mey de Abreu Van Munster
No contexto escolar, adotar abordagens universalistas e preventivas para garantir a acesso pode ser uma estratégia pedagógica. Isso inclui a organização de um sistema de suporte multicamadas para atender às necessidades específicas dos alunos e alunas. Além disso, estratégias como o desenho universal para aprendizagem, o ensino diferenciado, o trabalho colaborativo e a aprendizagem cooperativa são essenciais para responder à diversidade e promover um ambiente educacional inclusivo e eficaz.
Enicéia Gonçalves é doutora em Psicologia pelo IP-USP (1995), mestrado em Educação Especial na UFSCar e graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora titular da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, docente do Departamento de Psicologia e do programa de pós-graduação em Educação Especial.
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Mey de Abreu Van Munster é doutora em Educação Física, professora da Universidade Federal de São Carlos UFSCar, onde coordena o Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada – NEAFA e projetos de extensão relacionados à temática.
Dia 24/10. Quinta, 18h30.
Teatro. Grátis.
Inscrições na hora e no local da atividade. Lugares limitados.
Tradução em libras
16 anos
Espetáculo – Birita Procura-se
Com A Casa das Lagartixas
Todos os dias você acorda e se dá conta de que tem contas para pagar. Birita é uma palhaça com (d)eficiência que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante na sociedade. Assim como qualquer mortal, tem sua sonhada meta, mas será que ela está preparada para lidar com as frustrações que encontrará pelo caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?
Atriz/Palhaça: Ariadne Antico
Direção: Esio Magalhães
Responsável técnico: Renato de Sousa Jr
Criação e operação de luz: Renato de Sousa Jr
Operação de som: Renato de Sousa Jr
Cenotécnica: Diogo Cábuli
Audiodescrição: Diogo Cábuli
Dia 24/10. Quinta, 20h.
Teatro. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Atividade com audiodescrição. Podem participar da atividade públicos com e sem deficiências. Tradução em Libras e recurso de audiodescrição.
Livre.
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