Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Bate-papo – Construindo espaços acessíveis e relações anticapacitistas: como começar?

Saberes e Acessos

São Carlos

L

atividade presencial

Grátis

Local: Teatro

Grátis. Retirada de ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Data e horário

De 22/10 a 22/10

Terça

Dia 22/10. Terça, 19h.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

#paratodomundover: À esquerda, Ivan Baron, usa terno azul com detalhes prateados, está com cabelos brancos descoloridos e óculos de grau de armação escura. A direita, Mona Rikumbi está inclinada para o lado, usa um acessório no cabelo e uma blusa de mangas bufantes. 

 

Com Ivan Baron e Mona Rikumbi

Em um cenário Com Ivan Baron e Mona Rikumbi

Em um cenário ideal de acessibilidade, todas as pessoas poderiam participar plenamente da sociedade, independentemente de suas características. No entanto, a realidade é diferente, e pessoas com deficiência enfrentam barreiras que limitam seu acesso à educação, trabalho, lazer e outras áreas da vida. Este bate-papo busca discutir acessibilidade, capacitismo e refletir sobre ferramentas práticas para construir uma sociedade mais justa e equitativa.

Tradução em libras e Estenotipia.

Livre – Autoclassificação de acessibilidade, todas as pessoas poderiam participar plenamente da sociedade, independentemente de suas características. No entanto, a realidade é diferente, e pessoas com deficiência enfrentam barreiras que limitam seu acesso à educação, trabalho, lazer e outras áreas da vida. Este bate-papo busca discutir acessibilidade, capacitismo e refletir sobre ferramentas práticas para construir uma sociedade mais justa e equitativa.

Tradução em libras e Estenotipia.

Livre – Autoclassificação

 

intervenção 

Kiua Matamba – Salve a força dos ventos 

Com Mona Rikumbi 

Matamba, que segundo o povo Bantu significa “Salve a força dos ventos”, leva para longe a dor, o medo, as injustiças e a morte. Essa história é contada com textos autorais, tambores e louvores. Realizada em monólogo pela artista Mona Rikumbi, acompanhada pelo Percussionista Adetayo Ariel. 

Livre – Autoclassificação | Tradução em libras e recurso de audiodescrição. 

—– 

Ivan Baron é influenciador e ativista anticapacitista, tornou-se notório por sua atuação nas mídias sociais voltada à defesa e divulgação de políticas de inclusão para pessoas com deficiência. 

—- 

Mona Rikumbi é uma pessoa com deficiência física, multiartista e palestrante. Além de ser ativista das questões raciais, gênero, etarismo.   

 

Modos de Acessar 

Ações em educação para acessibilidade, na perspectiva anticapacitista, que fortalecem a mobilização da sociedade para refletir e perceber as dimensões comunicacional, atitudinal e cultural junto com as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, comunidade surda e neurodivergentes. 

Promovendo partilhas metodológicas, espaços sociais seguros e acolhedores para a presença e participação da diferença como valor ético e social. Atividades transversais em eixos de discussão, com a oferta de acessibilidade na programação. 

 

Encontro Saberes e Acessos 

 

A acessibilidade é um direito fundamental e um princípio primordial para a construção de uma sociedade equitativa e anticapacitista. Além de soluções práticas e estruturais como a remoção de obstáculos físicos, a acessibilidade se configura como um universo multifacetado, englobando aspectos como cultura, educação, comunicação e afins. É um compromisso com a equidade de oportunidades e o reconhecimento das formas de ser e existir, assegurando que todos os indivíduos, independentemente de suas características e especificidades, possam participar ativamente da sociedade. 

Reconhecendo a importância desse tema, o Sesc São Carlos realizará o “Encontro: Saberes e Acessos”, como parte do projeto institucional “Modos de Acessar: construindo acessibilidade em territórios diversos” que abre espaço de diálogo, troca de experiências e reflexão sobre o tema. A programação é composta por oficinas, bate-papos, palestras e espetáculos. Está direcionada para professores da rede ensino, estudantes de áreas, trabalhadores da cultura, pessoas com e sem deficiência, além de pessoas que possuem interesse pelo tema. 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.