Duração: 120 minutos
atividade presencial
Local: Teatro Raul Cortez - 2º andar
Projeto Tramas do Luto
As dores individuais do luto podem se tornar combustível para lutas coletivas. Em “Ainda Estou Aqui” (Alfaguara, 2015), Marcelo Rubens Paiva narra a luta da família por respostas quando seu pai desaparece nas mãos da ditadura militar. Já no documentário “Incompatível com a vida” (2023), Eliza Capai transforma a dor de uma gravidez frustrada em uma batalha pelo direito feminino ao próprio corpo.
Marcelo Rubens Paiva é escritor e colunista do jornal O Estado de S. Paulo. Seu primeiro livro, Feliz ano velho, foi publicado em 1982 e, dentre outros livros, é autor de “Ainda estou aqui” (Alfaguara, 2015), no qual narra a história de sua mãe, Eunice Paiva. A advogada e ativista criou os filhos enquanto enfrentava o luto pelo desaparecimento do marido durante a ditadura militar brasileira (1964-1985), e cobrava respostas e investigações oficiais.
Eliza Capai é jornalista e documentarista. Entre outros filmes, dirigiu “Incompatível com a Vida”, longa-metragem documental em que reflete sobre perda gestacional, aborto e luto. O filme foi vencedor do prêmio da APCA 2023, do Festival É Tudo Verdade, participante do Festival Sesc Melhores Filmes e pré-qualificado para o Oscar 2024.
Luara Calvi Anic é jornalista, mestre em ciências da comunicação pela ECA-USP e editora-chefe da Gama Revista, onde coapresenta o Podcast da Semana. Foi livreira, editora de cultura e comportamento da ELLE e de outros títulos da Editora Abril, repórter da Trip/Tpm e colaborou com Folha de S.Paulo. É co-curadora do projeto “Tramas do Luto”.
Retirada de ingressos a partir das 17h do dia 12/11 nas bilheterias das unidades do Sesc SP, no site sescsp.org.br/14bis ou no app Credencial Sesc SP.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.