Brasil e Noruega na nova edição do Sessões Selo Sesc

25/10/2024

Compartilhe:

A nova edição do Sessões Selo Sesc com um trabalho resultante de uma residência artística intensa e colaborativa entre músicos noruegueses e brasileiros, liderada pelo renomado baterista Paal Nilssen-Love, está disponível no Sesc Digital e também nas plataformas de áudio.

Formatado como álbum digital, a 13ª edição da série traz o show NOR-BRA LOVE 3:3 ocorrido no Sesc 24 de Maio, em 8 de fevereiro de 2023. Uma celebração à improvisação e diversidade musical, cuja raiz de criação está centrada numa residência artística do qual os artistas fizeram parte em Ilhabela, no litoral norte paulista, no início de fevereiro de 2023.

A ação, promovida pelo Instituto Baía dos Vermelhos, a agência cultural Connecting Dots com apoio do escritório norueguês de exportação para a música e o Sesc São Paulo, foi crucial para a fusão das diferentes influências e estilos dos músicos, resultando em composições que refletem a improvisação livre e a experimentação sonora. O resultado do encontro foi a composição de uma peça original em três partes captada ao vivo, resultando num álbum com 9 diferentes faixas.

A base da peça está em duas manifestações distintas: o lydarslått, que é uma espécie de canção folk norueguesa, trazida por Kalle Moberg e uma música inacabada de Negro Leo trazida pelo artista no início do encontro. Ambas as canções foram estendidas de uma forma que o grupo se sentisse livre para improvisar.

“São nove canções de partes diferentes, quer dizer, uma canção em nove partes com diferentes formas de tocar dentro dela, sejam [os músicos] solos ou acompanhados. Ainda existiu também uma certa liberdade para os artistas tomarem iniciativas de ‘entrar’ em diferentes áreas da música.”, conta Nilssen-Love sobre o repertório presente no disco.

Entre os músicos noruegueses do time, estão o saxofonista e compositor Rolf-Erik Nystrøm, professor da Academia Norueguesa de Música, e Kalle Moberg, acordeonista e ex-cantor do Palácio Real Norueguês. Nystrøm, com sua experiência em música contemporânea e improvisação, trouxe uma profundidade sonora rara, enquanto Moberg, atualmente completando seu Ph.D. na Academia Norueguesa de Música, expandiu as possibilidades acústicas do acordeon.

Do lado brasileiro, a contrabaixista Vanessa Ferreira, profundamente enraizada na música instrumental brasileira e no jazz, como cofundadora da Orquestra Laboratório Bastet, e o percussionista Pablo Carvalho, co-diretor do projeto BERRO e co-fundador do grupo Quilombo Etu, com sua rica experiência em ritmos populares e experimentais.

Eu sabia que queria percussão, e eu não conhecia muitos percussionistas. E então, para mim, ele é uma espécie de colorista perfeito, por assim dizer. E também, ele pode tocar alguns ritmos muito pesados, que eu também gosto. Então, ele e eu, podemos tocar juntos de qualquer maneira.” Paal sobre Pablo Carvalho

“Eu só conheço alguns baixistas elétricos no Brasil, então para mim foi bom tocar com uma pessoa que toca contrabaixo acústico.” Paal sobre Vanessa Ferreira

Além deles, Negro Leo, músico e compositor maranhense, trouxe sua energia experimental para o projeto.

“Conheço de vários concertos no Rio, e lembro-me de ouvi-lo em um show em particular, do qual fiquei bastante impressionado, porque na forma como ele mistura os ritmos ele deixa a música popular tão livre quanto pode ser. E isso é algo que eu sinto falta na música popular.” Paal sobre Negro Leo

O lançamento do álbum pelo Selo Sesc é um marco importante, não só para os artistas envolvidos, mas também para a cena da música contemporânea improvisada. Sessões Selo Sesc #13: NOR-BRA LOVE 3:3 é uma prova do poder da colaboração intercultural e da criatividade coletiva, trazendo à tona novas possibilidades sonoras e celebrando a riqueza musical de dois países com culturas musicais diametralmente distintas.

“Eu diria que no final, é tudo como a música deveria ser. É uma mistura de todas as performances, voltando às suas origens, suas culturas, suas heranças e o que mais. Então, é uma mistura de seis pessoas, músicos, personalidades, eu diria.”, completa o baterista.


Capa do álbum Sessões Selo Sesc #13: NOR-BRA LOVE 3:3
Capa do álbum digital Sessões Selo Sesc #13: NOR-BRA LOVE 3:3

Ouça o álbum Sessões Selo Sesc #13: NOR-BRA LOVE 3:3 no Sesc Digital e também nas plataformas de áudio

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.