A vivência tem como proposta um encontro com a poesia através de curtos poemas e versos selecionados, ditos ao pé do ouvido e sonorizados com pequenos instrumentos musicais como flauta doce, caxixi, apitos de pássaros, pau d’água, caixinhas de música, entre outros. Ela acontece no interior de uma tenda que será montada dentro do Espaço de Brincar e que convida crianças e suas pessoas adultas de referência para desfrutar de uma experiência de imersão poética, com os olhos vendados. A duração de cada experiência por grupo de até 3 pessoas é de no máximo de cinco minutos, podendo repetir quantas vezes desejar.
A criança pode ser acompanhada pela pessoa adulta responsável e ambos poderão escolher o tema dentre os propostos, que abarcam poemas relacionados aos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Assim, a partir da temática, o ambiente de aconchego para as leituras e sonorizações, criam-se atmosferas lúdicas para as quatro “viagens”, de formas distintas, mas resultando numa experiência agradável de encantamento e aproximação poética. Acreditamos que poemas podem contribuir para o desenvolvimento da criança, na construção de seu imaginário, do simbólico e sua criatividade, assim como na formação de novos leitores.
Andrea Lopes é formada pelo Indac – Escola de Atores. Participou de diversos grupos de teatro em São Paulo como atriz. Atualmente trabalha no Projeto Fábricas do Parque Belém como educadora de teatro, participa como mediadora de leitura nos projetos “Quintarolar” e” Tenda Sonora-escutas poéticas”, e também na intervenção poética “Tenda Sonora-escutas poéticas”. Como autora escreveu seu primeiro livro infantil “O menino dos pés de barro”.
Renata Roman é artista transdisciplinar, pesquisadora das poéticas de escuta. Seu trabalho transita entre instalações, intervenções, radio-arte e música experimental. Tem participado de várias mostras com destaque para FILE Hipersônica 2012 (BR), 14 Bienal de La Habana (CU), Radio Documenta 13, Radio Art Zone 2022 (LX), entre outros. Desenvolve projetos para aproximação e sensibilização à poesia e literatura. Além de contação de histórias na rede pública de ensino e mediação de leitura, desenvolveu o projeto Paisagens e Poéticas, podcast que uniu paisagens sonoras e poesia para a Mobile Radio (30 Bienal de Artes de São Paulo) e Casa das Rosas. Apresentou a intervenção poética Poemas Sussurrados em vários espaços e é criadora do mapa sonoro de São Paulo (SP SoundMap).
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.