Pensando em contemplar todos os brincantes, sejam crianças, adolescentes ou adultos, a programação do Sesc Avenida Paulista traz para o mês de novembro o cruzamento de saberes e técnicas ancestrais e da contemporaneidade em um contínuo e fluído movimento circular, pautado no pensamento “começo, meio e começo novamente”, presente na filosofia e na oralidade dos povos originários e quilombolas. Atribuída a Nego Bispo (10/12/1959 – 3/12/2023), ela expressa a visão cíclica de vida e história, em que os processos nunca se encerram, mas se renovam continuamente, refletindo uma perspectiva ancestral e comunitária de existência e resistência.
Helena Segnini, supervisora do núcleo socioeducativo do Sesc Avenida Paulista, destaca que o brincar é também um meio de ampliar repertório e memória, característica central entre os coletivos de educadores e educadoras que pesquisam cultura africana e afro-brasileira. “Estes grupos, como o Brincando na Kebrada, Cia Alcina da Palavra e Luderê Afrolúdico – presentes na programação da Unidade em outubro, novembro e dezembro – apresentam jogos, cantigas e brincadeiras que remetem às paisagens, hábitos, línguas e culturas diversas, permitindo o conhecimento da história e memória da população negra, a construção de outras narrativas por meio do brincar e a promoção da autoestima de todas as crianças”, ressalta Helena.
Neste mês, destacamos atividades de diversas áreas para toda a família:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.