Resumo
Esta pesquisa teve início por conta da necessidade de se criar um
planejamento de ações do Museu Paulista da USP junto a seus públicos
durante fechamento para obras. Ao analisarmos a situação de aparente
fragilidade que uma longa interdição pode causar, percebemos a necessidade
de o Museu manter-se ativo junto à sociedade durante esse tempo
para o efetivo cumprimento de sua missão institucional. Ou seja, da mesma
maneira que a salvaguarda do acervo deve estar garantida durante
esse longo período de reformas, as ações de educação e comunicação para
todos os públicos (não só podem como) devem ser foco de suas principais
preocupações em momentos tão delicados. Para fundamentar este argumento,
fomos em busca de experiências semelhantes pelas quais outras instituições passaram, como veremos ao longo do artigo.
Palavras-chave: Museus fechados. Educação em museus. Públicos de museus.
Abstract
This research began due the need to create a planning of actions for
the Museu Paulista da USP during the closing of its building for restoration
works. When we look the situation of apparent weakness that a
long interdiction can cause, we realize that the Museum needs to remain
active during this time for the effective fulfillment of its institutional
mission. That is, after the safeguarding of the collection, education
and communication actions for all audiences not only can but should be
the main focus at this very fragile time. To justify this argument, we
looked for similar experiences, and their actions we will see throughout
the article.
Keywords: Closed Museums. Museum Education. Museum Audiences.
Baixe o artigo completo aqui:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.