O Sesc Registro lançou uma campanha educativa sobre educação sexual, visando tornar o tema acessível para crianças, jovens e o público em geral. A ação conta com quadrinhos criativos e inclusivos, ilustrados por Carol Borges e Filipe Remedios, do projeto Batatinha Fantasma, em colaboração com Vítor Massao do Coletivo EntreLinhas. Esses quadrinhos foram desenvolvidos a partir de encontros com Beatriz Cruz, especialista em educação sexual e integrante do projeto Lá em Casa Tá Tudo Bem, e ressaltam a importância de uma educação sexual livre de estigmas para a prevenção de violências. Beatriz é graduanda em Serviço Social e educadora para uma sexualidade segura, e nos mostra que conhecimento é proteção. As rodas de conversa seguiram temas como “mitos e crenças sobre abusos sexual infantil”, “como aplicar educação sexual nas infâncias” e “o papel da educação sexual na prevenção de violências sexuais infantis”. A educadora também desenvolveu um livro infantil, de nome “Carro Cris”, que de maneira leve e lúdica, ajuda as crianças a entender conceitos básicos sobre corpo, confiança e cuidado.
As tirinhas foram instaladas em diferentes espaços da unidade do Sesc Registro, com o objetivo de tornar a educação sexual parte do cotidiano. A campanha busca abordar a temática de maneira lúdica e informativa, promovendo uma compreensão acessível e descomplicada sobre a importância do respeito, da segurança e dos direitos sexuais e reprodutivos.
Além de incentivar o conhecimento dos direitos sexuais e reprodutivos, a campanha também visa fortalecer o respeito e a segurança nas relações desde a infância. Para além de instruções práticas, é preciso garantir que todos compreendam seus direitos e saibam identificar e evitar situações de violência e abuso.
Essas tirinhas também estão sendo compartilhadas nas redes sociais do Sesc, ampliando o alcance da mensagem. A proposta é que o conteúdo toque todos os públicos, com uma linguagem simples e inclusiva, ajudando a criar um ambiente mais seguro, sobretudo para crianças e adolescentes.
O Sesc Registro reforça que, além de informação, é importante saber onde buscar ajuda. Para quem precisar de apoio ou quiser denunciar situações de violação de direitos, o Disque 100 está disponível 24 horas, gratuitamente, para receber denúncias de violação contra crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, populações LGBTQIAPN+, pessoas em situação de rua, migrantes, refugiados e outras comunidades vulneráveis, como indígenas, quilombolas, ciganos e outros. Também para situações de discriminação ética ou racial, tráfico e exploração de pessoas, trabalho análogo à escravidão, conflitos agrários, de moradia e urbanos, violência policial ou à profissionais da comunicação.
Qualquer cidadão pode fazer uma denúncia sobre violações de direitos humanos da qual seja a vítima ou mesmo tenha conhecimento de que acontece com outra pessoa. Clique para ter mais informações.
Mais informações pelo telefone (13) 3828-4950.
O Sesc fica na avenida Prefeito Jonas Banks Leite, 57 – Centro – Registro/SP.
Para saber mais sobre a campanha e conferir todas as tirinhas, siga nossas redes! As publicações serão semanais.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.