Por Alexandre Panosso Netto
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar a forma como a América Latina
foi/é vista pelos povos estrangeiros. Para isso foi desenvolvida uma breve
reflexão histórica e cultural sobre a formação da região, na qual são denunciados
os estereótipos consagrados do exotismo, da utopia e da magia.
Tais estereótipos acabaram por moldar e direcionar as políticas de turismo
e de marketing turístico de grande parte dos países da região. A visão
estereotipada não permite que se evidencie a América Latina como ela é,
o que acaba por levar à comercialização de um produto turístico não condizente
com a realidade. Também são denunciadas as formas de exploração
do turismo na região, em muito consideradas não éticas e carentes de fundamentos
analíticos a partir de uma reflexão filosófica e teórica original e
própria. Por fim, propõe-se a superação deste dilema por meio da valorização
do que de fato representa a América Latina a partir de conceitos ditos
por seus povos e não pelo estrangeiro, ou, na proposta do filósofo Leopoldo
Zea Aguilar, a construção de uma identidade latino americana com a defesa
de uma América Latina Integral.
Palavras-chave: América Latina. Turismo. Ética. Estereótipos. Realismo
Mágico.
Baixe o artigo completo:
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.