Para além dos sabores

28/11/2024

Compartilhe:

Nos mercadões da cidade de São Paulo, um passeio por cheiros, cores e histórias que dão vida a esses espaços 

Por Luna D’Alama

FOTOS ADRIANA VICHI 

Leia a edição de DEZEMBRO/24 da Revista E na íntegra

Entrar em um mercado municipal é sempre uma experiência única, inspirada por diversas opções de produtos frescos, coloridos e saborosos, acompanhados pelos causos contados pelos comerciantes. Na capital paulista, somente na zona Leste, há seis desses gigantes do comércio, espalhados pelos distritos de Vila Formosa, São Miguel Paulista, Guaianases, Sapopemba, Penha e Teotônio Vilela. Já na zona Oeste, são três: Lapa, Pinheiros e Pirituba. O mais famoso de todos os mercadões, situado na região central, está prestes a completar 92 anos de história. Todos esses, assim como os sacolões e as centrais de abastecimento da cidade, são espaços vivos e efervescentes, que se ligam ao dia a dia dos moradores em cada território. A seguir, conheça mais detalhes do Mercadão Central e de outros quatros mercados municipais da capital paulista. Bom proveito!   

centro   

TRADICIONAL MERCADÃO 

Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo (1851-1928) e inaugurado em 25 de janeiro de 1933 – dia do aniversário de São Paulo –, o Mercado Municipal Paulistano, ou apenas Mercadão para os íntimos, é parada obrigatória para moradores da capital e turistas. Nele é possível experimentar o tradicional sanduíche de mortadela, o famoso bolinho de bacalhau, pastéis gigantes ou frutas tropicais. Nos 12.600 metros quadrados do prédio, erguido às margens do rio Tamanduateí e inspirado no Mercado Central de Berlim, os visitantes também encontram bares, restaurantes e mais de 250 boxes onde se vendem carnes, peixes, aves, massas, doces, frutas, especiarias, embutidos, queijos, vinhos e produtos importados. Patrimônio histórico e cultural tombado, o Mercadão tem em sua arquitetura o estilo neoclássico, com detalhes góticos, em uma estrutura de alvenaria e concreto. Destaque para a arte em seus mais de 70 vitrais. 

Rua da Cantareira, 306, Centro, São Paulo (SP). Para o público geral, abre de segunda a sábado, das 6h às 18h, e domingo, das 6h às 16h. Para venda em atacado, funciona das 22h às 6h. 

zona norte    

TECIDO A SABORES  

Fundado em 17 de julho de 1949, o Mercado Municipal Waldemar Costa Filho, ou Mercado do Tucuruvi, ocupou, por duas décadas, um galpão na avenida Nova Cantareira. Em janeiro de 1969, suas instalações passaram para o edifício atual, onde antes operava uma empresa de tecelagem. Em julho de 2024, o local completou 75 anos de existência, com vários eventos comemorativos. Funcionam no mercado, hoje, quase 30 boxes e dez bancas que oferecem os mais diversos produtos nacionais e importados. Destacam-se carnes, peixes (como bacalhau), aves, massas, vinhos, doces, laticínios, frios, frutas frescas e secas, doces, pastéis, caldo de cana e flores. Além disso, possui uma praça de alimentação com opções de pratos típicos de várias culturas.   

Avenida Nova Cantareira, 1686, Tucuruvi, São Paulo (SP). De terça a sábado, das 8h às 19h. Domingo, das 8h às 13h.

 

zona leste  

DIVERSIDADE EM FORMOSA  

Inaugurado em 18 de janeiro de 1971, numa área de 3 mil metros quadrados, o Mercado Municipal Antonio Meneghini, ou simplesmente Mercado da Vila Formosa, nasceu com o objetivo de abastecer esse distrito com diversos gêneros alimentícios frescos (como carnes, peixes, frango, laticínios, frutas, legumes, verduras, pães e frios), além de flores, utilidades domésticas e outros itens. São mais de 30 boxes com produtos naturais, orgânicos, integrais e fitoterápicos, e ainda há várias opções de restaurantes. O local passou por uma reforma em 2011, quando completou 40 anos.  

Praça das Canárias, s/n, Vila Formosa, São Paulo (SP). De segunda a sábado, das 8h às 19h. Domingo, das 8h às 13h.  

zona sul  

PRIMEIRO DO BAIRRO   

O Mercado Municipal José Gomes de Moraes Neto, mais conhecido como Mercado do Ipiranga, foi fundado em 22 de junho de 1940. Está localizado em uma das ruas de comércio mais famosas da região. Foi o primeiro lugar do bairro onde os moradores podiam comprar alimentos com uma grande variedade de produtos a granel. Hoje, o mercado tem 25 comerciantes autorizados, que vendem itens de hortifruti, açougue, peixaria, frios, laticínios, armarinho, empório, mercearia e até de petshop. Há, ainda, uma praça de alimentação com lanchonetes, restaurantes (culinárias árabe e asiática, entre outras), pastelaria, sorveteria, doceria e cafeteria, além de um amplo mezanino.  Em 2021, ganhou uma nova área superior e teve os banheiros modernizados.   

Rua Silva Bueno, 2.109, Ipiranga, São Paulo (SP). De terça a sábado, das 8h às 19h. Domingos e feriados, das 8h às 13h.

 

zona oeste  

PRIMO ITALIANO 

Mais conhecido como Mercado da Lapa, o Mercado Municipal Rinaldo Rivetti foi inaugurado em 24 de agosto de 1954, ano do quarto centenário de São Paulo. De forma triangular, o prédio foi considerado, na época de sua edificação, um dos mais modernos do Brasil e da América Latina. Com uma área construída de quase 5 mil metros quadrados, teve a maioria dos boxes inicialmente ocupada por comerciantes de um extinto mercadinho da Rua Clélia, quase todos imigrantes italianos recém-chegados ao país. Atualmente, reúne quase cem comerciantes autorizados, que negociam itens de hortifruti, mercearia e petshop, além de carnes, peixes, aves, doces, flores, frios e laticínios. Há, ainda, lanchonetes para quem quiser comer por lá.  

Rua Herbart, 47, Lapa, São Paulo (SP). De segunda a sábado, das 8h às 18h.

A EDIÇÃO DE DEZEMBRO DE 2024 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de DEZEMBRO na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.