Nos últimos anos o Sesc tem fortalecido suas diretrizes de sustentabilidade nas construções, seja em projetos de novas Unidades ou nas reformas das já existentes, seja em ações de manutenção e conservação. Cada novo projeto busca incorporar as principais medidas de sustentabilidade preconizadas pelas certificações de arquitetura e construção sustentável como complemento às práticas e tecnologias incorporadas pela área de infraestrutura e manutenção.
A qualidade ambiental das edificações é considerada desde a etapa preliminar de concepção dos projetos, privilegiando a adoção de materiais e sistemas construtivos que levem à adaptabilidade, durabilidade, economia da manutenção e operacionalização, à redução do consumo de energia e água e à utilização de tecnologias e materiais que reduzam o impacto ambiental e combatam a informalidade da cadeia de produção e extração.
No caso do Sesc Franca, destacam-se três sistemas prioritários: água – energia – resíduos.
GESTÃO PARA USO RESPONSÁVEL DA ÁGUA
Um dos aspectos centrais para a sustentabilidade é a compreensão de que o elemento água é essencial para a existência e manutenção de todas as formas de vida. No Sesc, o compromisso com o uso responsável desse bem natural limitado tem implicação transversal: na concepção, implantação e manutenção das edificações, na oferta de equipamentos de lazer, como as piscinas, na produção dos restaurantes, no atendimento de saúde e nos demais usos.
No que diz respeito ao funcionamento das Unidades, a água é utilizada considerando especificidades físicas, contexto e potencialidades locais. Podemos citar alguns sistemas existentes no Sesc Franca:
– Captação de água de chuva para reuso em descargas, irrigação e limpeza de pisos – Sistema “prainha” reaproveita e trata a água que transborda das piscinas – Irrigação automática com hidro zoneamento – Automatização da limpeza com economia de 90% de água e 92% de produtos químicos – Torneiras equipadas com limitador, fechamento automático e arejador – Chuveiros com limitadores de vazão e fechamento automático – Descargas com dois modelos de limitadores de vazão e opção de água de reuso – Medição setorizada do consumo de água – Reaproveitamento da água de retrolavagem do filtro da piscina – Aproveitamento de água de drenagem subterrânea |
GESTÃO PARA USO RESPONSÁVEL DA ENERGIA
Tornar o consumo de energia cada vez menos oneroso aos meios naturais é um desafio do nosso tempo. A discussão ganhou força no plano global nos últimos anos porque está no centro da crise climática, devido à emissão de gases de efeito estufa e à escassez das fontes de energia naturais frente ao modelo de crescimento econômico.
Diante desse contexto, a diversificação da matriz energética e o uso responsável de energia são essenciais para evitar um colapso socioambiental. Tais alertas têm orientado o Sesc a adotar medidas que contemplem a eficiência energética, incorporadas aos projetos arquitetônicos desde a concepção das Unidades até o seu funcionamento.
No que diz respeito ao funcionamento, a energia é utilizada e parcialmente gerada de forma sustentável, considerando especificidades físicas, contexto e potencialidades locais. Podemos citar alguns sistemas existentes no Sesc Franca:
– Projeto arquitetônico que valoriza a iluminação natural e a ventilação cruzada – Mantas solares aquecem a água utilizada nos vestiários, cozinha e piscinas – Automação dos sistemas prediais: energia, água e ar-condicionado – Utilização de capas térmicas para as piscinas aquecidas ou com quebra-gelo – Chuveiros com temperatura pré-misturada ou fria – Automação setorizada da iluminação com LED – Luminárias e reatores de alta eficiência – Sensores de presença e foto sensores |
REDUÇÃO E GESTÃO RESPONSÁVEL DE RESÍDUOS
Uma das ações de sustentabilidade mais amplas do Sesc é o programa Lixo: Menos é Mais, que preconiza a minimização e gestão responsável dos resíduos gerados no conjunto das ações institucionais. O programa tem como princípio a revisão de formas de consumo com a finalidade de evitar a produção de resíduos, observando a possibilidade de reutilização de materiais, a destinação responsável e o desenvolvimento de ações educativas para o público interno e externo, incluindo as empresas do comércio de bens, turismo e serviços.
Partindo da missão educativa da instituição, as ações do programa buscam integrar as dimensões administrativa, operacional, de infraestrutura, logística e programáticas para estabelecer bases comprometidas com os valores da sustentabilidade. O programa Lixo: Menos é Mais se orienta pelo conceito dos 3Rs: reduzir o consumo e a consequente geração de resíduos, por meio da supressão ou substituição de produtos e processos; reutilizar objetos e materiais, prolongando sua vida útil; reciclar os resíduos, devolvendo-os às cadeias produtivas.
Em Franca, não será diferente, e a Unidade lidará com os seguintes temas voltados ao programa:
– Ações educativas de sensibilização para o público, como encontros, palestras, oficinas e feiras – Educação à distância (Consumo, Resíduos e Sustentabilidade | EAD Sesc Digital) – Grupo gestor na Unidade, com representantes das diversas áreas – A não utilização de copos descartáveis para consumo interno (funcionários/as) de bebidas quentes e frias, com adoção de utensílios duráveis – Eliminação de materiais de uso único, como as tolhas de papel, com oferta de secadores de mãos – Não utilização de sachês de temperos, sacos para talheres, canudos, copos plásticos descartáveis e forros para bandejas na Comedoria – Campanha Água de Beber, que oferece água filtrada gratuita. Com isso, não há venda de água sem gás engarrafada – Priorização dos meios eletrônicos ou de tecnologias digitais, que substituam materiais impressos – Estações de descarte coletivo para resíduos recicláveis e não recicláveis – Pesagem para monitoramento de todos os resíduos – Doação de recicláveis, eletroeletrônicos e reaproveitáveis para Cooperativas sem fins lucrativos – Sistema de logística reversa para produção de novas credenciais, utilizando os cartões devolvidos pelo público – Recebimento e envio de pilhas e baterias para tratamento e descarte correto |
Para você conhecer um pouco mais sobre as estruturas e sistemas existentes no Sesc Franca, acesse o passeio virtual, clicando na imagem:
Agora, entenda o funcionamento de alguns sistemas do Sesc Franca, citados anteriormente:
Painéis Fotovoltaicos
Os painéis transformam a luz do sol em eletricidade através de células fotovoltaicas. A luz solar atinge as células, liberando elétrons que geram corrente elétrica. Na parte superior da cobertura do Sesc Franca, acima do teatro, foram instaladas 70 placas fotovoltaicas, o que significará um total de 180 m2 de área de exposição gerando cerca de 40.000 kW/h de energia, isso representa geração de energia suficiente para abastecer cerca de 20 residências por ano.*
*Considerando consumo médio segundo anuário de 2022 do EPE – Empresa de Pesquisa Energética e labEEE – Laboratório de Eficiência Energética em Edificações.
Mantas Solares
As mantas solares são dispositivos que captam a energia solar, convertendo-a diretamente em calor, que é utilizado para aquecer a água, tornando-a ideal para o banho e outras atividades domésticas.
Precisam ser instaladas em local com boa exposição ao sol. A água em temperatura ambiente circula pelos tubos nos painéis e ao entrar em contato com a superfície escura, aquecida pela radiação solar, a água absorve o calor. Essa água quente é armazenada em um reservatório térmico, onde mantém a temperatura por um longo período, permitindo seu uso mesmo em dias nublados ou à noite.
Na cobertura da Unidade, há 60 mantas solares para atendimento da cozinha, vestiários e piscinas.
Sistema de Captação de Água da Chuva
Também na cobertura do Sesc Franca há o sistema de captação de chuva, onde a água colhida é encaminhada para o reservatório de reaproveitamento de águas pluviais para reuso. Isso diminui a vazão que escoa para ruas e avenidas da região, colaborando para a redução de alagamentos e para a diminuição do consumo.
Iluminação Natural
Para reduzir o consumo de energia, a arquitetura privilegiou a iluminação e a ventilação natural nos ambientes internos, gerando um ambiente agradável e de impacto estético positivo, o que proporciona bem-estar para o público frequentador, um exemplo do aprimoramento técnico que resulta em expressiva economia de energia.
Áreas Verdes e Irrigação Automatizada
A unidade de Franca apresenta 4.500m² de áreas verdes com espécies arbóreas nativas contribuindo para a biodiversidade local, várias do bioma Cerrado, como: Guariroba (Syagrus oleracea), Ipê branco (Handroanthus roseo-albus), Ipê amarelo (Handroanthus ochraceus), Canafístula (Cassia ferruginea), Faveira de folha larga (Senna macranthera), Farinha seca (Albizia niopoides), Dedaleiro (Lafoensia pacari) e Pau formiga (Triplaris brasiliana), entre outras.
Os jardins são irrigados com sistema automático que possui sensor de chuva, estação meteorológica, aspersores e gotejadores, reduzindo o consumo de água.
O Sesc São Paulo conta com mais de 4 milhões e 600 mil m2 de áreas naturais. Esta soma abrange cerca de 30 diferentes espaços educadores, em várias Unidades, com as seguintes características: canteiros, jardins, composteiras, minhocários, ervanários, hortas agroecológicas, bosques e alamedas, orquidários, pomar, sistemas agroflorestais (SAF), trilhas, viveiro de plantas, espaços naturalizados interativos, paredes e tetos verdes.
Em um estudo de levantamento arbóreo concluído em 2016, foram contabilizadas 20.000 árvores isoladas, sem computar os fragmentos de florestas presentes no Sesc.
Conheça o Sesc Franca, um lugar sustentável para todas as pessoas! 🫶🏾🌿
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.