O que a equipe do Selo Sesc recomenda sobre o tema da edição #5 da Zumbido
G1 | Nova língua de sinais é criada por comunidade de surdos no sertão do Piauí |2022
Em Várzea Queimada, um distrito da cidade de Jaicós no sertão do Piauí, uma língua própria foi desenvolvida por seus moradores. Chamada Cena, a língua de sinais cria um elo de comunicação entre surdos e não surdos.
Espiral | Como estamos ouvindo música | 2024
Lalai Persson conta em sua newsletter sobre voltar a pesquisar músicas em 2024 depois de tantos anos deixando sua escuta nas escolhas dos algoritmos. Em um esforço ativo, passou a ouvir artistas dos quais nunca tinha ouvido falar e deu a chance de descobrir trabalhos recentes de artistas dos quais gostava e tinham sumido de seu radar.
Vulture | The Streaming Problem: How Spammers, Superstars, and Tech Giants Gamed the Music Industry | 2017
Assinada pelo jornalista Adam K. Raymond essa matéria de 2017 da revista estadunidense Vulture é fundamental para entender o início do fenômeno dos artistas falsos e as estratégias por trás da “gamificação” das plataformas de música (em especial o Spotify).
Mark Ronson e a evolução do som (Watch the sound with Mark Ronson) | Dir: Morgan Neville | 2021
Série na qual Mark Ronson, produtor e artista vencedor do Oscar e do Grammy, explora a interseção entre tecnologia e inovação musical com seus heróis e outros músicos de renome, incluindo Paul McCartney, DJ Premier, Charli XCX, Dave Grohl e Questlove.
O som da pele | Dir: Marcos Santos | 2023
Curta-metragem em que Mestre Batman discute seu projeto “Batuqueiros do Silêncio”, composto por percussionistas surdos e explora a música através da vibração e do ritmo.
O Som do Silêncio (Sound of Metal) Dir: Darius Marder | 2019
“Eu sou um baterista, e eu tô ficando surdo.” Há um momento de cerca de 10 minutos em que Ruben (Riz Ahmed) está no consultório de um fonoaudiólogo. O especialista está explicando a ele que a maior parte de sua audição desapareceu e que todos os seus esforços no momento deveriam ser dedicados a preservar o que resta. A trama traz um dilema: o processo de aceitação e adaptação do personagem a sua nova condição versus o uso da tecnologia, ainda rudimentar, para a recuperação da sua audição.
O Céu de Lisboa (Lisbon Story) | Dir. Wim Wenders | 1994
Muito antes de filmar Dias Perfeitos (Perfect Days, 2023), o cineasta alemão Wim Wenders recebeu uma missão do governo português para retratar a recém-eleita capital cultural da Europa, Lisboa, em 1995. A história se desenvolve através de Winter, um engenheiro de som alemão, que deseja encontrar o amigo Friederich para ajudá-lo a terminar seu filme. Enquanto o encontro não acontece, ele se distrai captando sons diversos pelas ruas. Embora reflita-se como uma homenagem à capital portuguesa o desencadeamento da trilha sonora, ocupada pelo grupo Madredeus, com o próprio ofício do protagonista flanando pela cidade subvertem a narrativa imagética característica dos filmes do diretor. Apenas a introdução com o trajeto do protagonista até o seu destino já vale pelo filme todo.
Vendo vozes | Oliver Sacks
Publicado originalmente em 1989, o quinto livro do neurologista Oliver Sacks trata de diferentes tópicos envolvendo a surdez. Dentre esses temas, estão não apenas comentários sobre estudos biológicos e neurológicos, mas também questões sociais, históricas e linguísticas envolvendo a comunidade surda dos Estados Unidos.
Abalar a cidade – Música e Capitalismo, Espaço e Tempo | Alexander Billet
“Atualmente, nenhum ritmo domina mais a cidade do que o algoritmo”. Refletindo sobre música e urbanização, Billet traz uma análise ampla de como a música gravada foi instrumentalizada para aumentar a produtividade da classe trabalhadora. A leitura, todavia, não descamba para o pessimismo – pelo contrário: somos apresentados à potência apagada da música em comungar interesses e servir de mapa para uma existência mais coletiva, em direção a uma utopia que urge ser imaginada.
Ser sonoro
A obra traz uma generosa investigação sobre memórias ancestrais e as estruturas do som e do silêncio. Indo de Pixinguinha à John Cage e de Run D.M.C. às orações do povo indígena pataxó, os doze episódios que compõe a série trazem uma saga sentimental pela história do som. Vale dizer: antes de cada episódio, o ouvinte é convidado para ir a um local tranquilo e ouvir, de preferência, com fones de ouvido.
Alan Lomax Archive | site e canal no YouTube
Alan Lomax foi um pesquisador e arquivista estadunidense interessado na música folclórica norte-americana, caribenha e europeia. Seu acervo audiovisual está disponível em um canal no YouTube, que abriga mais de 500 vídeos filmados pelos sul e sudoeste dos Estados Unidos ao longo de sete anos (1978-1985) em preparação para uma série da PBS, chamada “American Patchwork”, que foi ao ar em 1991. Ali, estão performances, entrevistas e cenas folclóricas selecionadas de 400 horas de imagens brutas.
@chasseurdesons | O “caçador de sons”
Charles Rose é o nome do técnico de som canadense que faz vídeos muito satisfatórios durante a suas andanças como field recorder (tradução livre de “gravador de campo”) mais conhecido como profissional que capta o áudio fora do ambiente de estúdio, direto da fonte.
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