Para pensar a música além do ouvido, a Zumbido é uma publicação do Selo Sesc, na ativa desde 2017, acompanhando a entrada do selo no streaming. Desde então, a revista oscilou entre publicações mensais e edições temáticas, chegando à sua quinta edição em 2024, versando sobre a “escuta”.
Perfis, textões, análises, dossiês e até uma simpática discografia básica sentimental fazem o corpo da publicação, sempre mirando nas possibilidades que a música traz, seja como linguagem, seja enquanto documento das transformações do mundo.
Na edição #1, o alvo foi o jornalismo musical; Na #2, a música sertaneja; A #3 ficou entre a cultura soundsystem e o jingle; na #4, as transformações do rádio. Dentro de cada uma delas, artistas e profissionais da música escolhidos para serem perfilados de acordo com o tema: Walter Franco, por Joca Reiners Terron; Alvarenga e Ranchinho, por Angélica Freitas; Edson Gomes, por Ricardo Cury; Alexandre Hovoruski, por Marcos Lauro.
Para além dos textos publicados em cada um dos números, o fluxo seguiu com textos que esticam os temas entre as edições, aproveitando os ganchos oferecidos em especiais caprichados como “Por que há poucas mulheres na música?”, de Thabata Arruda, demonstrando a diferença de oportunidades por gênero na profissão da música, “Pobre moreno, que era grande, hoje é pequeno”, de Marcos Queiroz, sobre música sertaneja e o “enigma racial brasileiro”, “Música Sob Censura”, de Chico Spagnolo revisitando os documentos que mostram o veto à letras musicais durante a ditadura. E muitos outros aqui.
E, para ilustrar os textos que versam sobre música e tudo aquilo que não é música, mas também é música, artistas do calibre de Bruna Kater, Heloísa Etelvina, Lourenço Mutarelli, Catarina Bessell e Xiloceasa.
Tudo isso bem mixado e masterizado para chegar a esta quinta edição, sobre a “escuta”, na qual cada texto aborda o ato de “ouvir com atenção” entre desafios técnicos e fisiológicos, criação de soluções e caminhos tradicionais – com textos de Thaís Regina, Márcia Wayna Kambeba, Bruno Capelas, Yuri Euzébio, Fernanda Kalianny Martins e Mário Manga. As ilustrações ficam por conta de Aline Bispo e Bia Prado.
Esta é a Zumbido e sua história está sendo escrita e ouvida enquanto a música seguir tocando. Ganhe um tempo, afine os sentidos e venha aproveitar pois a Zumbido está no ar!
Já colaboraram com a Zumbido: Adriana Ferreira, Alexandre Matias, André Barcinski, Angélica Freitas, Biancamaria Binazzi, Cadu Tenorio, Carlos Calado, Catarina Bessel, Charles Gavin, Chico Dub, Chico Homem de Melo, Chico Spagnolo, Clara Averbuck, Claudia Assef, Claudio Leal, Debora Lopes, Edgard Poças, Edu Varallo, Eliana Alves, Fábio Massari, Fabrício Vieira, Gabriela Garcia, Geni Rosa Duarte, Gustavo Alonso, Heloisa Etelvina, Isadora Stevani, Irineu Franco Perpétuo, Joca Reiners Terron, João Luiz Sampaio, João Marcos Coelho, Jotabê Medeiros, Lauro Lisboa, Leonardo Lichote, Lourenço Mutarelli, Lucas Marchezin, Luiz Chagas, Mauro Ferreira, Nando Gomes, Regina Porto, Ricardo Cury, Roberta Martinelli, Rodrigo Carneiro, Seane Melo, Silvio Essinger e Tatiana Travisani.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.