Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Esgotado

Introdução ao Desenho com Henna

Com Frogan Sidiqi, multiartista afegã

Florêncio de Abreu

Duração: 180 minutos

A16

atividade presencial

Grátis

Local: Espaço de Tecnologias e Artes

Inscrições a partir do dia 6/1, às 14h, a 13/1, 18h, enquanto houver vagas disponíveis.

Datas e horários

De 27/01 a 31/01

27/01 • Segunda • 10h00
29/01 • Quarta • 10h00
31/01 • Sexta • 10h00

Esgotado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A oficina tem como principais objetivos apresentar as bases culturais do uso da henna, além de ensinar aos participantes algumas das técnicas básicas de desenho com exercícios práticos em diferentes superfícies, como o papel e a pele.

Os desenhos com henna são uma prática disseminada entre muitos povos árabes e asiáticos, sendo ao mesmo tempo um símbolo de arte, beleza e uma prática recompensada no Islamismo. No Brasil, a henna é conhecida e muito utilizada em tatuagens temporárias. A oficina apresenta a história, os símbolos e os usos culturais da mesma, ampliando o olhar para a prática e introduzindo noções para aqueles que desejam se iniciar na técnica.

Frozan Sediqi, multiartista afegã com trabalhos nas áreas do desenho, da escultura, xilogravura e pirografia. Realizava trabalhos de arte em objetos de decoração em um coletivo de artistas mulheres em seu país de origem, exportando obras para países como Estados Unidos, Canadá e Dubai, quando teve de deixá-lo, forçosamente, devido ao regime local. Desde que chegou ao Brasil, há pouco mais de um ano como pessoa em situação de refúgio, tem compartilhado um pouco da cultura afegã por meio de sua arte em eventos, oficinas e outras atividades como as promovidas pelo coletivo Ponto Zero do Refúgio.

Ponto Zero do Refúgio é um coletivo independente que tem trabalhado, entre outras frentes, na produção e mediação de ações socioeducativas e eventos culturais em torno de temas como o refúgio, as migrações forçadas e os direitos humanos junto a uma rede de colaboradores, artistas e ativistas, migrantes e em situação de refúgio, de distintas origens, histórias e culturas. As oficinas realizadas pelo coletivo fazem parte do projeto Clínicas de Trabalho, que atua na formação empreendedora de pessoas migrantes e em situação de refúgio por meio de práticas culturais de seus países de origem.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.